Moringa olefeira, a árvore milagrosa: fotos

Suas folhas são consideradas um “superalimento”, pois os cientistas descobriram que contêm o cálcio de quatro copos de leite, a vitamina C de sete laranjas, potássio de três bananas, três vezes mais ferro do que o espinafre, quatro vezes mais vitamina A do que uma cenoura e o dobro da proteína do leite.

Combate a desnutrição, e o pó das folhas ajuda a cicatrizar úlceras na pele: uma colher de chá de pó de folha de moringa previne doenças e infecções e estimula o desenvolvimento intelectual.

“É uma planta fantástica, pois cada parte tem seus benefícios”, destacou Samson Tesfay, que realiza sua pós-graduação no Departamento de Ciências de Horticultura, na Universidade de KwaZulu-Natal (África do Sul). “Tem usos práticos, medicinais, terapêuticos e nutritivos. É extremamente efetivo no combate à desnutrição”, afirmou Tesfay.

A vagem verde da moringa está cheia de aminoácidos, e suas folhas também são usadas com fins medicinais, para tratar infecções cutâneas, pressão baixa, açúcar no sangue, reduzir o inchaço, curar úlcera gástrica e acalmar o sistema nervoso, acrescentou Tesfay.

Suas sementes pode ser usadas para purificar a água de zonas rurais, onde é difícil encontrar reservas potáveis: são efetivas em 98% na redução de impurezas e micróbios da água contaminada.

A planta, originária do norte da Índia, é utilizada na antiga medicina hindu, a Ayurveda, há séculos, e lhe atribuem a capacidade de prevenir cerca de 300 doenças.

Características: árvore de rápido crescimento, resistente à seca, com folhas extremamente nutritivas. Não é invasiva, precisa de pouca água e cresce rápido, alcançando três metros de altura em um ano. Pode sobreviver em condições relativamente desfavoráveis e não requer métodos de cultivo sofisticados nem caros, bem como insumos.

Uma forma eficaz de prevenção da fome em todas as partes do mundo, onde prevalece a seca e a desnutrição, como África, Américas do Sul e Central, Oriente Médio e sudeste de Ásia Pacífico.

About these ads

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Biodiversidade, Consumo, Ecologia, Flora, Saúde e marcado , , . Guardar link permanente.

67 respostas para Moringa olefeira, a árvore milagrosa: fotos

  1. vania disse:

    achei muito bom esta materia sobre a moringa.pois vou faz um trabalho de tcc sobre a moringa. gostaria de recebe mas informaçao si for possivel.obrigada

  2. Claudio Santos disse:

    Melhor coisa: cavar um buraquinho de 5 centimetros e jogar uma semente de moringa dentro. Depois é só esperar, que vale a pena.

  3. axuel disse:

    achei muito interressante o poder da moringa.se poxivel seria melhor q se divulgue em mídias.

  4. Luis Gustavo disse:

    Saudações Antônio Carlos,
    gostaria de saber como se prepara o pó da folha da moringa. Você tem mais informações?

  5. Pingback: Moringa blogs | MY miracle moringa medicine blog

  6. José Oliveira Cunha disse:

    Pretendo plantar esta árvore. Que fazer? Ou como consigo?

    • Silk disse:

      Plantar moringa e simples: compre as sementes no Mercado Livre. Depois prepare em caixas de leite longa vida cortadas ao meio, uma mistura de tres partes iguais: terra vegetal, areia e terra comum. Coloque uma semente em cada. Em 7 dias tera 98% de germinacao das mudas. Tambem pode plantar direto na terra que da.

    • lucas disse:

      Ola tudu bem……………………… vc se interessa em ter a arvore d vida em casa
      ou seja moringa…. tenho sementes aki se for do seu enterece te mando

      • luiz paz disse:

        Quanto custa e como faço para te encomendar?
        lvopdir@hotmail.com

      • Mayara Stefany disse:

        sim desejo ter as sementes para eu planta, tem como vc me fornecer ?

      • georgete disse:

        Eu quero…

      • José Wilson Mergulhão Maciel disse:

        Vi a reportagem na globo. Fiquei impressionado. Gostaria de adquirir sementes para plantar na nossa região que é muito pobre e fazer um trabalho com a prefeitura e clube de serviços.

      • Luiza Marta Petrola disse:

        Olá Lucas…. me interessa muito pois estou com um projeto na escola onde trabalho e seria muito interessante fazermos o plantio da moringa, pois moramos no sertão onde não temos uma água potável…tem como me fornecer?

      • Eduarda disse:

        Oi Lucas, também estou interessada nas sementes de moringa, vc ainda tem? vou plantar em caixa de longa vida, vc vende tipo 100 g? qual o preço? por favor responda para eduardapithan@yahoo.com.br
        Obrigada Eduarda

  7. Tiemi disse:

    ESTAMOS TENDO UM ÓTIMO RESULTADO TAMBÉM NA CRIAÇÃO DE OVINOS, O DESENVOLVIMENTO MELHOROU 50% DEPOIS DO USO DA MORINGA NA ALIMENTAÇÃO, E NA NOSSA ALIMENTAÇÃO TAMBÉM NÃO FALTA A MORINGA, SEJA ELA NA SALADA, NA SOPA…REALMENTE É A ÁRVORE DA VIDA.

  8. Tiemi disse:

    PARA QUEM DESEJAR COMPRAR SEMENTES OU MUDAS ACESSEM NOSSO SITE: http://www.moringaseimei.com/novo/

    • Regina Andrea Felippe disse:

      Olá, gerei o boleto para pagar 100 sementes, não imprimi, mas o prazo é muito curto, eu moro em espaço rural, longe da cidade, posso gerar outro boleto um dia antes de ir para a cidade?

  9. fausto alves disse:

    Já tentei semear árias vezes mas o tronco fica herbáceo e a planta dobra. Será falta de sol ou de algum aditivo?

    • Silk disse:

      Pode ser excesso de agua ou solo contaminado. Um solo bom deve ser bastante remexido e adicionado esterco ou substrato de folhas.

  10. Ricardo Guta disse:

    Quero pedir mais informações sobre a cultura de moringa.

  11. Pingback: La Moringa « SistemaSolarUnido

  12. jorge da silva disse:

    gostaria saber se essa planta e bom para quen ten cancer

    • Elias de Freitas disse:

      Visitem este site:www.casca-b.com.br
      ver os videos…

      • É super importante esta informação, actualmente estou a tomar o pó das sementes da moringa e a utilizar as folhas em saladas e graças a Deus, estou me sentindo super bem já não sinto dores nas pernas como sentia anteriormente e emagreci perdendo kilos…

    • Sou do Estado de Goias, preciso de sementes, ja tenho alguma arvores, mas pretendo plantar uma quantidade grande, aqui, pelo estado, ninguem conhece, e nem tem interece, parece, que é só eu, que estou incantado, pois, leio muito sobre o assunto.

      • Kyso Cardoso disse:

        Bom dia Teresa José Santos,
        Quero saber como faz o pó das sementes de moringa?????

      • tomo cha, coloco folhas, verde e secas na comida, estou me sentindo, bem
        tambem,, sou rpodutor de leite, gado holandez, estou preparando, ija tenho produzindo, 300 arvores, e plantando mais, pretendo chegar a 10000, arvores, ou seja um ectar.
        minha visao, se faz bem ao ser humano, para o gado de leite, vai produzir, um leite muito mais saudavel, de um potencial, acho eu, miuto mais saudavel, em vitaminas, proteinas e minerais.
        pergunto, estou no caminho certo?nicanor egidio da silva

  13. No Semiárido, principalmente no Piauí, ela devia ser chamada de Moringa melífera, pois uma planta que floresce o ano inteiro, riquíssima em néctar e pólen, é garantia de alimento para as abelhas.

    No ano passado, 2012, foi considerado como a maior seca dos últimos 30 anos, pelo menos para a meso-região de São Raimundo Nonato-PI. Os poucos pés de moringa aqui existentes permaneceram com flores e vagens durante todos os 366 dias do bissexto ano.

    Já que para ‘mudar o regime alimentar dos humanos’, é dificílimo, podíamos encetar uma campanha para introdução da moringa na alimentação de Ovinos, Caprinos, Bovinos e, principalmente, na suplementação alimentar das abelhas.

    Teríamos, portanto, um alimento orgânico por natureza (carne, leite e mel), e, aos poucos iríamos divulgando suas múltiplas utilidades como alimento preventivo de várias doenças.

    A Moringa deveria ser incluída como matéria a ser divulgada pelos Agentes de Saúde e pelos Técnicos do Serviço de Extensão Rural (EMATER e OUTROS).

    Os Agentes de Desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil S/A e os Agrônomos do Banco do Brasil poderiam ser grandes difusores dessa milagrosa leguminosa que já foi chamada também de hortaliça arbórea.

    wilson_jovem@yahoo.com.br – São Raimundo Nonato (PI)

  14. socorro brito disse:

    Onde consigo a semente?

    • Hilda Ono disse:

      Dá para pedir gratuitamente. Procura na internet GRANJA PARAÍSO- plantas supervitaminadas. Eles me mandaram também mudas de groselha de barbados.

  15. Celso Alusco Zunguze disse:

    Em Mocambique a midia, em especial a Radio Mocambique (RM), desde o inicio do ano corrente vem divulgando os multiplos milagrosos poderes medicinais da Moringa. E comoveu-me a procura-la, nos dias que correm uso a Moringa como aromat nas minhas refeicoes. Espero usufruir boa sanidade de ja para diante.

  16. Tiemi disse:

    Olá pessoal, gente que se preocupa com a saude em geral,buscando o que há de melhor, para a preservação tanto da nossa saúde quanto do meio ambiente.A MORINGA OLEÍFERA veio para nos tranquilizar , diante de tantas tecnologias inventadas adversas as nossas vivencias naturais, no principio não existia poluição, pragas, agrotóxicos o meio ambiente está em conflito sem controle,desfeito pelo próprio ser humano,só resta agora cada um fazer algo diferente, preservando a própria vida

  17. Manuel Horacio disse:

    Eu aprovo toda eficacia e valores nutritivos da moringa

  18. Kelvyn disse:

    Muito linda essa planta

  19. Orlando Afonso disse:

    que quantidade de folhas por litro de água, será folhas secas ou frescas .

  20. manoel pereira neto disse:

    solicito preparação de chá da distinta erva…! e quais suas prescrição…?

  21. noejulio2 disse:

    acho que os seus efeitos,tem sido pouco divulgados,a necessidade de se estender ms a sua divulgaçao,pois os seus efeitos tem sido uteis,na recoperaçao da saude Mundial

  22. Conceiçäo Horácio disse:

    eu näo consegui entender como usar o chá de moringa.

  23. anastancia mathe disse:

    ola boa tarde é de louvar bastante aos cientistas descubridores da eficacia da muringa na nossa saude! aki falou-se de tantas doenças mas nao tocaram no hiv-sida e eis a minha duvida: Qual é exatamente a eficacia dessa planta em doentes de sida?

  24. antonio rosa disse:

    eu tenho uma prantaçáo de moringa não troco por nada nessa vida e tenho semente pura femea para a venda tem que tomar cuidado quem esta começando tem um porem que as macho so da flores mais não da as vargem ok!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. andre disse:

    a fundação Deusmar Queiroz, ceara, tem um grande trabalho de disseminação destas sementes.

  26. hedite da silva silva disse:

    gostaria d saber se a moringa cura dores d cabeca costante e tensao alta como se faz?

  27. Aldina samussone disse:

    Amei essa planta e to arrependida de dirperdiça-la porque ja tivi oportunidade de ter varias vezes o pó da muringa em casa e nunca dei a importancia.

  28. Antonio Rosa disse:

    Que coisas lindas eu estou cultivando essas tal de moringa.eu já tenho semente para a venda.
    essa milagrosa planta esta fazendo sucesso alguém que se enteresar na semente me entre em contato pelo . fone 06799859828 ok obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!

  29. eu tenho uma dela na minha porta na praça cuido muito e agora estou com sementes na minha casa vou plantar e destribuir para roças.

  30. Kyso Cardoso disse:

    Bom dia,
    Quero saber como uma gestante ou mãe que amamenta pode consumir a moringa (chá, semente,…)????
    As crianças como podem sonsumir (em pó, chá,…)????
    Como é feito o pó da moringa????
    Sem mais nada de momento

  31. eu tenho a semente a mais de 6 meses não sabia que tinha tanta valor vou plantar ainda hoje obrigado pela informação.

  32. Cássio Souza. disse:

    Tenho sementes de moringa para venda.
    Quem se interessar é soh mandar email para:
    garqui@ig.com.br
    O preço e quantidade fica a gosto do freguês !!!!

    Att,

    Cássio Souza.

  33. WANDERSON disse:

    QUEM QUISER EU DOU DE GRAÇA AS SEMENTES
    sÓ VOU COBRAR UNS REAIS PRO ENVIO

  34. nizia fonsecan disse:

    como cosequir uma muda

  35. como preparar as folhas pra colocar em alimento de crianca? ela tem 3 anos esta com anemia prufunda me resonda por favor obrigada

  36. antonio rosa disse:

    ola nilda boa noite. voçe pode fazer sucos das folhas por as folhas nas sopas fazer saladas das folha podem secar as folhas e fazer os pós secar temperatura não diretos nos sol ok !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  37. alfredo cirne disse:

    Gostava de saber se poço fazer chå com o caule da moringa

  38. Augusto moma celestino disse:

    gostei muito desta marivilha planta tao semples mais com muitos beneficios

  39. NEUZA MARIA RIBEIRO disse:

    Amigo(a) que sober quem tem a muda ou a semente poderia me informar gostei de saber tudo desta arvore Moringa, deixo meu email p/ que poder me informar o ter ela .
    agradeço .
    neuzabischoff@gmail.com.
    Grata NEUZA MARIA

  40. Veronica disse:

    Poxa e muito interessante,nao sabia de tudo isto,vou incluir a moringa na minha vida,valeu

  41. francinei disse:

    FRANCINEI
    sou produtor de moringa tenho mais de 200hc plantado produzindo folhas, preciso escoar minha produção quem tiver interessado o meu e-mail é dfrancys@live.com

  42. ivaldina disse:

    sou ivaldina estou doente de pulmão, já conheço essa arvore e queria saber se a moringa pode curar qualquer doença pulmonar principalmente o câncer

  43. Vasco Panzo disse:

    Alguem poderia explicar como tomar o cha, a sopa enfim… Pela leitura e sim uma planta milagrosa que cura ate 300 doencas mas, como tomar a doze? Como cha que quantidades pode se tomar e como sopa que quantidades? Nao devemos esquecer que existe efeitos colaterais que devem ser conhecidos. Alguem pode explicar?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s