Moringa olefeira, a árvore milagrosa: fotos

Suas folhas são consideradas um “superalimento”, pois os cientistas descobriram que contêm o cálcio de quatro copos de leite, a vitamina C de sete laranjas, potássio de três bananas, três vezes mais ferro do que o espinafre, quatro vezes mais vitamina A do que uma cenoura e o dobro da proteína do leite.

Combate a desnutrição, e o pó das folhas ajuda a cicatrizar úlceras na pele: uma colher de chá de pó de folha de moringa previne doenças e infecções e estimula o desenvolvimento intelectual.

“É uma planta fantástica, pois cada parte tem seus benefícios”, destacou Samson Tesfay, que realiza sua pós-graduação no Departamento de Ciências de Horticultura, na Universidade de KwaZulu-Natal (África do Sul). “Tem usos práticos, medicinais, terapêuticos e nutritivos. É extremamente efetivo no combate à desnutrição”, afirmou Tesfay.

A vagem verde da moringa está cheia de aminoácidos, e suas folhas também são usadas com fins medicinais, para tratar infecções cutâneas, pressão baixa, açúcar no sangue, reduzir o inchaço, curar úlcera gástrica e acalmar o sistema nervoso, acrescentou Tesfay.

Suas sementes pode ser usadas para purificar a água de zonas rurais, onde é difícil encontrar reservas potáveis: são efetivas em 98% na redução de impurezas e micróbios da água contaminada.

A planta, originária do norte da Índia, é utilizada na antiga medicina hindu, a Ayurveda, há séculos, e lhe atribuem a capacidade de prevenir cerca de 300 doenças.

Características: árvore de rápido crescimento, resistente à seca, com folhas extremamente nutritivas. Não é invasiva, precisa de pouca água e cresce rápido, alcançando três metros de altura em um ano. Pode sobreviver em condições relativamente desfavoráveis e não requer métodos de cultivo sofisticados nem caros, bem como insumos.

Uma forma eficaz de prevenção da fome em todas as partes do mundo, onde prevalece a seca e a desnutrição, como África, Américas do Sul e Central, Oriente Médio e sudeste de Ásia Pacífico.

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Biodiversidade, Consumo, Ecologia, Flora, Saúde e marcado , , . Guardar link permanente.

67 respostas para Moringa olefeira, a árvore milagrosa: fotos

  1. vania disse:

    achei muito bom esta materia sobre a moringa.pois vou faz um trabalho de tcc sobre a moringa. gostaria de recebe mas informaçao si for possivel.obrigada

  2. Claudio Santos disse:

    Melhor coisa: cavar um buraquinho de 5 centimetros e jogar uma semente de moringa dentro. Depois é só esperar, que vale a pena.

  3. axuel disse:

    achei muito interressante o poder da moringa.se poxivel seria melhor q se divulgue em mídias.

  4. Luis Gustavo disse:

    Saudações Antônio Carlos,
    gostaria de saber como se prepara o pó da folha da moringa. Você tem mais informações?

  5. Pingback: Moringa blogs | MY miracle moringa medicine blog

  6. José Oliveira Cunha disse:

    Pretendo plantar esta árvore. Que fazer? Ou como consigo?

    • Silk disse:

      Plantar moringa e simples: compre as sementes no Mercado Livre. Depois prepare em caixas de leite longa vida cortadas ao meio, uma mistura de tres partes iguais: terra vegetal, areia e terra comum. Coloque uma semente em cada. Em 7 dias tera 98% de germinacao das mudas. Tambem pode plantar direto na terra que da.

    • lucas disse:

      Ola tudu bem……………………… vc se interessa em ter a arvore d vida em casa
      ou seja moringa…. tenho sementes aki se for do seu enterece te mando

      • luiz paz disse:

        Quanto custa e como faço para te encomendar?
        lvopdir@hotmail.com

      • Mayara Stefany disse:

        sim desejo ter as sementes para eu planta, tem como vc me fornecer ?

      • georgete disse:

        Eu quero…

      • José Wilson Mergulhão Maciel disse:

        Vi a reportagem na globo. Fiquei impressionado. Gostaria de adquirir sementes para plantar na nossa região que é muito pobre e fazer um trabalho com a prefeitura e clube de serviços.

      • Luiza Marta Petrola disse:

        Olá Lucas…. me interessa muito pois estou com um projeto na escola onde trabalho e seria muito interessante fazermos o plantio da moringa, pois moramos no sertão onde não temos uma água potável…tem como me fornecer?

      • Eduarda disse:

        Oi Lucas, também estou interessada nas sementes de moringa, vc ainda tem? vou plantar em caixa de longa vida, vc vende tipo 100 g? qual o preço? por favor responda para eduardapithan@yahoo.com.br
        Obrigada Eduarda

  7. Tiemi disse:

    ESTAMOS TENDO UM ÓTIMO RESULTADO TAMBÉM NA CRIAÇÃO DE OVINOS, O DESENVOLVIMENTO MELHOROU 50% DEPOIS DO USO DA MORINGA NA ALIMENTAÇÃO, E NA NOSSA ALIMENTAÇÃO TAMBÉM NÃO FALTA A MORINGA, SEJA ELA NA SALADA, NA SOPA…REALMENTE É A ÁRVORE DA VIDA.

  8. Tiemi disse:

    PARA QUEM DESEJAR COMPRAR SEMENTES OU MUDAS ACESSEM NOSSO SITE: http://www.moringaseimei.com/novo/

    • Regina Andrea Felippe disse:

      Olá, gerei o boleto para pagar 100 sementes, não imprimi, mas o prazo é muito curto, eu moro em espaço rural, longe da cidade, posso gerar outro boleto um dia antes de ir para a cidade?

  9. fausto alves disse:

    Já tentei semear árias vezes mas o tronco fica herbáceo e a planta dobra. Será falta de sol ou de algum aditivo?

    • Silk disse:

      Pode ser excesso de agua ou solo contaminado. Um solo bom deve ser bastante remexido e adicionado esterco ou substrato de folhas.

  10. Ricardo Guta disse:

    Quero pedir mais informações sobre a cultura de moringa.

  11. Pingback: La Moringa « SistemaSolarUnido

  12. jorge da silva disse:

    gostaria saber se essa planta e bom para quen ten cancer

    • Elias de Freitas disse:

      Visitem este site:www.casca-b.com.br
      ver os videos…

      • É super importante esta informação, actualmente estou a tomar o pó das sementes da moringa e a utilizar as folhas em saladas e graças a Deus, estou me sentindo super bem já não sinto dores nas pernas como sentia anteriormente e emagreci perdendo kilos…

    • Sou do Estado de Goias, preciso de sementes, ja tenho alguma arvores, mas pretendo plantar uma quantidade grande, aqui, pelo estado, ninguem conhece, e nem tem interece, parece, que é só eu, que estou incantado, pois, leio muito sobre o assunto.

      • Kyso Cardoso disse:

        Bom dia Teresa José Santos,
        Quero saber como faz o pó das sementes de moringa?????

      • tomo cha, coloco folhas, verde e secas na comida, estou me sentindo, bem
        tambem,, sou rpodutor de leite, gado holandez, estou preparando, ija tenho produzindo, 300 arvores, e plantando mais, pretendo chegar a 10000, arvores, ou seja um ectar.
        minha visao, se faz bem ao ser humano, para o gado de leite, vai produzir, um leite muito mais saudavel, de um potencial, acho eu, miuto mais saudavel, em vitaminas, proteinas e minerais.
        pergunto, estou no caminho certo?nicanor egidio da silva

  13. No Semiárido, principalmente no Piauí, ela devia ser chamada de Moringa melífera, pois uma planta que floresce o ano inteiro, riquíssima em néctar e pólen, é garantia de alimento para as abelhas.

    No ano passado, 2012, foi considerado como a maior seca dos últimos 30 anos, pelo menos para a meso-região de São Raimundo Nonato-PI. Os poucos pés de moringa aqui existentes permaneceram com flores e vagens durante todos os 366 dias do bissexto ano.

    Já que para ‘mudar o regime alimentar dos humanos’, é dificílimo, podíamos encetar uma campanha para introdução da moringa na alimentação de Ovinos, Caprinos, Bovinos e, principalmente, na suplementação alimentar das abelhas.

    Teríamos, portanto, um alimento orgânico por natureza (carne, leite e mel), e, aos poucos iríamos divulgando suas múltiplas utilidades como alimento preventivo de várias doenças.

    A Moringa deveria ser incluída como matéria a ser divulgada pelos Agentes de Saúde e pelos Técnicos do Serviço de Extensão Rural (EMATER e OUTROS).

    Os Agentes de Desenvolvimento do Banco do Nordeste do Brasil S/A e os Agrônomos do Banco do Brasil poderiam ser grandes difusores dessa milagrosa leguminosa que já foi chamada também de hortaliça arbórea.

    wilson_jovem@yahoo.com.br – São Raimundo Nonato (PI)

  14. socorro brito disse:

    Onde consigo a semente?

    • Hilda Ono disse:

      Dá para pedir gratuitamente. Procura na internet GRANJA PARAÍSO- plantas supervitaminadas. Eles me mandaram também mudas de groselha de barbados.

  15. Celso Alusco Zunguze disse:

    Em Mocambique a midia, em especial a Radio Mocambique (RM), desde o inicio do ano corrente vem divulgando os multiplos milagrosos poderes medicinais da Moringa. E comoveu-me a procura-la, nos dias que correm uso a Moringa como aromat nas minhas refeicoes. Espero usufruir boa sanidade de ja para diante.

  16. Tiemi disse:

    Olá pessoal, gente que se preocupa com a saude em geral,buscando o que há de melhor, para a preservação tanto da nossa saúde quanto do meio ambiente.A MORINGA OLEÍFERA veio para nos tranquilizar , diante de tantas tecnologias inventadas adversas as nossas vivencias naturais, no principio não existia poluição, pragas, agrotóxicos o meio ambiente está em conflito sem controle,desfeito pelo próprio ser humano,só resta agora cada um fazer algo diferente, preservando a própria vida

  17. Manuel Horacio disse:

    Eu aprovo toda eficacia e valores nutritivos da moringa

  18. Kelvyn disse:

    Muito linda essa planta

  19. Orlando Afonso disse:

    que quantidade de folhas por litro de água, será folhas secas ou frescas .

  20. manoel pereira neto disse:

    solicito preparação de chá da distinta erva…! e quais suas prescrição…?

  21. noejulio2 disse:

    acho que os seus efeitos,tem sido pouco divulgados,a necessidade de se estender ms a sua divulgaçao,pois os seus efeitos tem sido uteis,na recoperaçao da saude Mundial

  22. Conceiçäo Horácio disse:

    eu näo consegui entender como usar o chá de moringa.

  23. anastancia mathe disse:

    ola boa tarde é de louvar bastante aos cientistas descubridores da eficacia da muringa na nossa saude! aki falou-se de tantas doenças mas nao tocaram no hiv-sida e eis a minha duvida: Qual é exatamente a eficacia dessa planta em doentes de sida?

  24. antonio rosa disse:

    eu tenho uma prantaçáo de moringa não troco por nada nessa vida e tenho semente pura femea para a venda tem que tomar cuidado quem esta começando tem um porem que as macho so da flores mais não da as vargem ok!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  25. andre disse:

    a fundação Deusmar Queiroz, ceara, tem um grande trabalho de disseminação destas sementes.

  26. hedite da silva silva disse:

    gostaria d saber se a moringa cura dores d cabeca costante e tensao alta como se faz?

  27. Aldina samussone disse:

    Amei essa planta e to arrependida de dirperdiça-la porque ja tivi oportunidade de ter varias vezes o pó da muringa em casa e nunca dei a importancia.

  28. Antonio Rosa disse:

    Que coisas lindas eu estou cultivando essas tal de moringa.eu já tenho semente para a venda.
    essa milagrosa planta esta fazendo sucesso alguém que se enteresar na semente me entre em contato pelo . fone 06799859828 ok obrigado!!!!!!!!!!!!!!!!!

  29. eu tenho uma dela na minha porta na praça cuido muito e agora estou com sementes na minha casa vou plantar e destribuir para roças.

  30. Kyso Cardoso disse:

    Bom dia,
    Quero saber como uma gestante ou mãe que amamenta pode consumir a moringa (chá, semente,…)????
    As crianças como podem sonsumir (em pó, chá,…)????
    Como é feito o pó da moringa????
    Sem mais nada de momento

  31. eu tenho a semente a mais de 6 meses não sabia que tinha tanta valor vou plantar ainda hoje obrigado pela informação.

  32. Cássio Souza. disse:

    Tenho sementes de moringa para venda.
    Quem se interessar é soh mandar email para:
    garqui@ig.com.br
    O preço e quantidade fica a gosto do freguês !!!!

    Att,

    Cássio Souza.

  33. WANDERSON disse:

    QUEM QUISER EU DOU DE GRAÇA AS SEMENTES
    sÓ VOU COBRAR UNS REAIS PRO ENVIO

  34. nizia fonsecan disse:

    como cosequir uma muda

  35. como preparar as folhas pra colocar em alimento de crianca? ela tem 3 anos esta com anemia prufunda me resonda por favor obrigada

  36. antonio rosa disse:

    ola nilda boa noite. voçe pode fazer sucos das folhas por as folhas nas sopas fazer saladas das folha podem secar as folhas e fazer os pós secar temperatura não diretos nos sol ok !!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

  37. alfredo cirne disse:

    Gostava de saber se poço fazer chå com o caule da moringa

  38. Augusto moma celestino disse:

    gostei muito desta marivilha planta tao semples mais com muitos beneficios

  39. NEUZA MARIA RIBEIRO disse:

    Amigo(a) que sober quem tem a muda ou a semente poderia me informar gostei de saber tudo desta arvore Moringa, deixo meu email p/ que poder me informar o ter ela .
    agradeço .
    neuzabischoff@gmail.com.
    Grata NEUZA MARIA

  40. Veronica disse:

    Poxa e muito interessante,nao sabia de tudo isto,vou incluir a moringa na minha vida,valeu

  41. francinei disse:

    FRANCINEI
    sou produtor de moringa tenho mais de 200hc plantado produzindo folhas, preciso escoar minha produção quem tiver interessado o meu e-mail é dfrancys@live.com

  42. ivaldina disse:

    sou ivaldina estou doente de pulmão, já conheço essa arvore e queria saber se a moringa pode curar qualquer doença pulmonar principalmente o câncer

  43. Vasco Panzo disse:

    Alguem poderia explicar como tomar o cha, a sopa enfim… Pela leitura e sim uma planta milagrosa que cura ate 300 doencas mas, como tomar a doze? Como cha que quantidades pode se tomar e como sopa que quantidades? Nao devemos esquecer que existe efeitos colaterais que devem ser conhecidos. Alguem pode explicar?

Deixe um comentário

