Moringa olefeira, a árvore milagrosa: fotos

Suas folhas são consideradas um “superalimento”, pois os cientistas descobriram que contêm o cálcio de quatro copos de leite, a vitamina C de sete laranjas, potássio de três bananas, três vezes mais ferro do que o espinafre, quatro vezes mais vitamina A do que uma cenoura e o dobro da proteína do leite.

Combate a desnutrição, e o pó das folhas ajuda a cicatrizar úlceras na pele: uma colher de chá de pó de folha de moringa previne doenças e infecções e estimula o desenvolvimento intelectual.

“É uma planta fantástica, pois cada parte tem seus benefícios”, destacou Samson Tesfay, que realiza sua pós-graduação no Departamento de Ciências de Horticultura, na Universidade de KwaZulu-Natal (África do Sul). “Tem usos práticos, medicinais, terapêuticos e nutritivos. É extremamente efetivo no combate à desnutrição”, afirmou Tesfay.

A vagem verde da moringa está cheia de aminoácidos, e suas folhas também são usadas com fins medicinais, para tratar infecções cutâneas, pressão baixa, açúcar no sangue, reduzir o inchaço, curar úlcera gástrica e acalmar o sistema nervoso, acrescentou Tesfay.

Suas sementes pode ser usadas para purificar a água de zonas rurais, onde é difícil encontrar reservas potáveis: são efetivas em 98% na redução de impurezas e micróbios da água contaminada.

A planta, originária do norte da Índia, é utilizada na antiga medicina hindu, a Ayurveda, há séculos, e lhe atribuem a capacidade de prevenir cerca de 300 doenças.

Características: árvore de rápido crescimento, resistente à seca, com folhas extremamente nutritivas. Não é invasiva, precisa de pouca água e cresce rápido, alcançando três metros de altura em um ano. Pode sobreviver em condições relativamente desfavoráveis e não requer métodos de cultivo sofisticados nem caros, bem como insumos.

Uma forma eficaz de prevenção da fome em todas as partes do mundo, onde prevalece a seca e a desnutrição, como África, Américas do Sul e Central, Oriente Médio e sudeste de Ásia Pacífico.

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; consultor/formador do primeiro Curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, São Tomé e Príncipe, setembro 2014); integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Biodiversidade, Consumo, Ecologia, Flora, Saúde e marcado , , . Guardar link permanente.

163 respostas para Moringa olefeira, a árvore milagrosa: fotos

  1. Elisete sulga disse:

    gostaria de uma muda ou sementes quem tiver favor me fornecer

  2. Silvia disse:

    Para quem desejar adquirir produtos de alta qualidade de Moringa 100% pura, em cápsulas, chás, pó concentrado,óleo, pomada e sabonete, acesse a loja online: http://www.nutricaovital.com
    Tel:(16) 99376-1970

  3. Marinei Gaston disse:

    eu quero receber semente de moringa.

  4. Arnaldo Cavalcanti Belota disse:

    Projeto fantástico, humanista, pena não ter área disponível e segura para plantar a Moringa Oleíferica, se conseguisse, sem duvida que, arranjo quem possua terreno. Vocês estão prestando um serviço utilíssimo, e solução para muitos problemas existenciais, parabéns, Arnaldo Belota

  5. Geraldo Luiz de Souza disse:

    meu e-mail é geraldoluiz2009@hotmail.com
    Geraldo Luiz de Souza

  6. Geraldo Luiz de Souza disse:

    Meu nome é Geraldo Luiz de Souza
    Eu tenho sementes de moringa.
    Eu faço uso dela em vitaminas e já senti melhora.
    Quem estiver interessado , entre em contato comigo

  7. marlon sousa santos disse:

    boa tarde antonio podes me informar quem no brasil compra produçao de moringa ou seja plantaçao da mesma .. grato marlon

  8. Hazel Said disse:

    Oi, a moringa ajudou-me muito no processo da menopausa. A minha mãe tem algumas arvores plantadas no quintal da sua casa (na Guiné-Bissau) em África.

  9. noelia leal disse:

    Que pena q.ue esta planta nao seja mais divulgada e disseminada principalmente pelo nordeste. É uma pena que nao tenhamos governantes comprometidos .

  10. Maria Nunda disse:

    Quais são as zonas onde deve se plantar a planta da Moringa

    • Rogério Bastos, de Brasília-DF disse:

      Concordo com vc, Noélia. Realmente é uma pena. Oso governantes só querem votos+poder+dinheiro+votos+poder+dinheiro…..

  11. Clara Matiko Kuroda disse:

    Esta plants e realmente maravilhosa!! Comprovado!!!!!!!!

    • Rogério Bastos disse:

      Pois é Clara, é mesmo uma maravilha. Tenho um pé em casa, fiz o pó, como na comida e dou para minha filhinha de 2 anos, que adora!!!
      Bjs.

  12. lirizia quinama disse:

    Tenho labirintiti gostaria de saber se cura esta doença

  13. Alessandra disse:

    Olá, moro em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro e gostaria de ter as sementes da moringa, como.posso fazer?
    Muito obrigada!

  14. Olá pessoal, sou de Marília SP e vendo o extrato da moringa desidratada, tenho as moringas no meu sitinho que cuido com muito amor, vendo varias plantas medicinais como a Aveloz e a Janaúba. O potinho com 100 gr do extrato de moringa vendo por R$40,00. Email leaflifebr.com.br – https://www.facebook.com/lifelife.br.sp/?ref=hl
    Obrigada!
    Tera

  15. Fábio disse:

    Boa tarde !

    Tenho interesse em fornecedores de produtos da Moringa para representação ou Revenda.

    Att,

    Fábio

    comprasevendas32@gmail.com

  16. Moringa disse:

    Bom dia amigos sou produtora e vendedora de moringa vendo sementes e folhas desidratadas para todo Brasil para mais informações acesse a nossa página do Facebook moringa moringa Rodrigues

    • IRENE E. COLARES disse:

      Oi Marlon Souza Estou procurando a Moringa Oleifera em pó, Estou precisando de 3 kg vc tem? ou sabe me dizer quem tem.

  17. Jorge disse:

    Ola ,

    Minha Mae tem uma arvore de Moringa ha 1 ano e meio, ela ja podou e nao nascem flores. Quando as folhas comecam a nascer sao de cor Rosa. Seria essa um tipo de Moranga que nao da flores?

    • Rogério Bastos disse:

      Pode ser, Jorge. Mas também pode ser que não seja moringa. Melhor você pegar um galhinho e mostrar na Emater ou a algum botânico mais próximo, para ter certeza.
      Abração.
      Rogério

  18. Faço divulgação e distribuição gratuita de sementes de Moringa Oleifera desde 2011, quando conheci a “Árvore dos Milagres”.
    As sementes podem ser retiradas pessoalmente em São Paulo, próximo ao metrô Butantã, ou podem ser enviadas pelo Correio, pagando a postagem.
    Neste link tem informações detalhadas de como receber as sementes desta planta extraordinária: http://sementesdeprosperidade.blogspot.com.br.
    Fico à disposição!
    Paz e Luz!

  19. Ismael Anjos disse:

    “Suas folhas são consideradas um “superalimento”, pois os cientistas descobriram que contêm o cálcio de quatro copos de leite, a vitamina C de sete laranjas, potássio de três bananas, três vezes mais ferro do que o espinafre, quatro vezes mais vitamina A do que uma cenoura e o dobro da proteína do leite”. Trecho do primeiro parágrafo. A qual quantidade de folhas de moringa seria a equivalência? Obrigado

  20. Pingback: As folhas dessa árvore têm mais cálcio que o leite de vaca e mais ferro que o espinafre

  21. jurandir alves da silva disse:

    Fiquei muito interessado em conseguir sementes dessa milagrosa arvore, e portanto gostaria de saber como faço para consegui-las.

  22. joao aparecido venancio disse:

    Eu consegui sementes com um professor na universidade de Maringa no Parana, de 10 sementes nasceram 2, ja estou tomando cha da sua produçao, esta sendo otimo para minha gastrite, gostaria de saber como fazer o cha com o caule verde, pois estou descartando o mesmo.. realmente sinto que é uma arvore abençoada..

  23. Sergio Apolinario disse:

    Olá caro amigo, estou muito impressionado com as propriedades desta planta MORINGA OLEIFERA , meu nome é Sergio Apolinario, moro em Portugal e gostaria muito de ter sementes desta planta , como faço, aonde , quem me pode ajudar, meu email- vidavidaog@gmail.com . fico esperando resposta, ABRAÇOS PARA TODOS.

  24. Pingback: How To Use Moringa Moringa Nutrition | Skincare and Beauty Tips

  25. genecy disse:

    oi Rogério o meu nome genecy moro na ceilândia gostaria de saber esse pó milagroso pode comer na comida e fazer o chá.

    • Rogério Bastos disse:

      Olá Genecy, tudo bem? O pó das folhas (secas) pode ser adicionado à comida (como farinha), ou no leite, nos chás, nos sucos, como você preferir. Já as folhas verdes podem ser comidas junto às saladas. Espero ter ajudado. Um abraço.
      Rogério, Brasília-DF.

      • Rose Lucy Guayanaz dos Santos disse:

        Eu vi sobre essa árvore , através de uma pessoa que ajuda crianças carentes de nutrição. Gostaria de obter uma muda, ou semente para plantar, Quero ajudar minha mãe, pois precisa com seus problemas de saúde como artrose, pressão, circulação. e um neto que precisa de ajuda .obrigada

      • Rogério Bastos disse:

        Olá Lucy,
        No vídeo abaixo vc encontrará informações de como conseguir esta planta maravilhosa. Abraço.

  26. Rogério Bastos disse:

    Olá Amélia, tudo bem? Eu tenho dois pés desta árvore abençoada, um na chácara e outro na cidade. Eu preparo o pó de uma maneira bem simples: Retiro as folhas diretamente d árvore (folhas completas). deixo-as secar ao sol por uns três a quatro dias, depois retiro os galhinhos restantes e bato as folhas (sem madeira) no liquidificador; depois passo em uma peneira (não muito fina, senão pode desperdiçar) … e está pronto o pó milagroso!! Agora é só guardar em um recipiente de vidro (ou plástico) com boca larga, para facilitar a retirada!!
    Abraços espero ter ajudado.
    Rogério, Brasília-DF.

  27. Orlando Afonso disse:

    gostaria se possivel receber en meu mail todas essas dicas da moringa.
    um abraço bons susseços obrigado.

  28. Orlando Joaquim dos santos disse:

    Adorei conhecer as propriedades dessa planta maravilhosa minha esposa tem anemia diabetes e ansiedade fora dores articulares e lombar ufa só por Deus vou procurar essa planta p ela consumir obrigado muito obrigado.

  29. amelia bessa disse:

    gostaria de saber como preparar o pó das sementes de moringa

  30. Jose Sousa disse:

    Olá caros leitores, gostava de saber se essa planta se dá em Portugal. Abraço

  31. Djinanory disse:

    Durante um ano tentei encontrar essa semente da moringa encontrei uma plantinha que mandaram da outra ilha acontece que estava muito bonita com dois meses só que deitaram lhe água mas a água estava com lixívia e ela murchou derepente e menos de 24 horas morreu desde daquel dia só agora consegui 2 sementes (19/04/15) coloquei nu frasco com água de 1 dia pra outro e passei depois numa caixa dessas de plástico com guardanapo molhado reservei num lugar escuro brotou e espero passar pra terra daqui a 2 ou 3 dias e ver a reação da mesma
    Estou na Ilha do Sal Cabo Verde
    Abraços

  32. Viviane Ferreira disse:

    Cheguei a tomar a moringa cápsula, mas não consegui comprar mais. Necessito de mais, tenho muitas dores, principalmente na coluna. Por favor me mande as semente.

  33. Marina disse:

    Gostaria de saber próximo a Guaxupe alguém que esteja produzindo mudas da moringa tenho interesse de começar uma plantação! Grata Marina

  34. baltazar ramos disse:

    eu acredito na amoringa como uma planta poderosa para a saúde humana

  35. Diana maria de sa lima disse:

    Oi sou de Petrolina pe. Meu nome: Diana Maria, moro nas margens do rio São Francisco, fiquei muito impressionada com a reportagem que assisti, que faço para conseguir a semente para eu plantar no meu quintal, fiquei muito intereçada em conseguir, não só para mim mais quem tem interece de produzir essa arvore, que tudo dela tem bom proveito espero resposta. A onde eu posso encontrar um lugar mas perto tenham um bom dia.

    • Olá, Diana. Já publiquei seu comentário. Alguns leiitores do blog oferecem sementes de moringa. Eles devem entrar em contato contigo. Se precisar de algo, entre em contato. Felicidades, sucesso, tudo de bom.

      • Jorge Duarte disse:

        Ola Antonio Carlos,
        Eu gostaria de saber se tem algum tipo de Morinaga que nao da Flores e vagem. A Morinaga da minha Mae, ja tem mais de 4 anos e as folinhas sao cor de rosa quando nascem, mas nunca deu flores. Inclusive ja foi podada tambem. Sera que voce poderia nos ajudar.

      • Olá, Jorge. Creio que seja um tipo de moringa sim. Mas alguns colegas aqui neste forum são especialistas e podem lhe ajudar.

  36. anevar disse:

    Mui importante principalmente no que tange a frebre porque eu particulamente a moringa me corou da febre tifoide

  37. maria rocha disse:

    boa noite estou querendo comprar mudas de esta maravilhosa arvore , tambem sementes para plantar em uma area grande e muito aberta

    grata

    Maria

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s