Humanização das Cidades – A experiência do cidadão nos grandes centros urbanos

 

fireshot-capture-315-index-http___www-libertyseguros-com-br_pesquisamobilidade_pages_indexjpg

Conheça a pesquisa realizada pela Liberty Seguros sobre cidades sustentáveis

Mobilidade Urbana é a capacidade de deslocamento de pessoas e cargas no espaço urbano para a realização de atividades cotidianas em tempo considerado ideal, de modo confortável e seguro, priorizando os modos de transporte coletivo e não motorizados de maneira efetiva e socialmente inclusiva.

Com isso, há 3 anos a Liberty Seguros realiza a pesquisa sobre Mobilidade Urbana – em parceria com o Instituto Teor Marketing – para entender as implicações do tema no cotidiano dos habitantes das principais cidades do país: Belo Horizonte, Curitiba, Porto alegre, Rio de Janeiro, Salvador e São Paulo.

Em 2014, como parte do tema de mobilidade urbana, a Liberty Seguros encomendou uma pesquisa para verificar as opiniões de moradores destes grandes centros urbanos no país sobre a situação atual e as tendências da mobilidade urbana em suas cidades, entendendo melhor das cidades compactas.

Em 2015, A Liberty Seguros propôs em sua “Pesquisa de Mobilidade Urbana 2015” que os participantes imaginassem a cidade ideal para se viver. Independentemente de local, faixa etária e sexo dos entrevistados, para 82% deles, ela apresenta as características de uma Cidade Compacta, ou seja, uma cidade sustentável (ecológica e economicamente), com o lazer, trabalho e consumo a 20 minutos de distância a pé ou de bicicleta.

Em 2016, com a pergunta “Como seria a cidade ideal para as próximas gerações? ”, a Liberty Seguros realizou uma investigação tendo como foco a sociedade para entender o que o brasileiro imagina sobre viver em cidades sustentáveis, que são cidades bem planejadas e administradas, fornecendo qualidade de vida para as pessoas.

 
Acesse a pesquisa no site da Liberty Seguros:
http://www.libertyseguros.com.br/pesquisamobilidade/pages/Index.aspx

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; consultor/formador do primeiro Curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, São Tomé e Príncipe, setembro 2014); integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Cidadania, Cidadania e Meio Ambiente, Cidadania e Sustentabilidade, Cidades Sustentáveis, Ciudades sostenibles, Comunicação Ambiental, Consciência ambiental, Conservação, Consumo, Desenvolvimento, Desenvolvimento sustentável, Empresas, Estudos ambientais, Gestão sustentável, Governança, Projetos ambientais, Responsabilidade socioambiental, Rio de Janeiro, Seguro e Meio Ambiente, Seguro e mudanças climáticas, Seguro e sustentabilidade, Sustentabilidade e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s