This Changes Everything: o desafio da mudança climática, segundo Naomi Klein

Inspirado no best-seller da jornalista, escritora e ativista canadense

Filmado durante 211 dias em nove países e cinco continentes ao longo de quatro anos, “This Changes Everything” é uma tentativa épica de reimaginar o grande desafio da mudança climática.

Dirigido por Avi Lewis, o filme apresenta sete poderosos retratos de comunidades nas linhas de frente, desde a Bacia do Rio Powder, em Montana (EUA), passando pelas areias betuminosas (“tar sands”) de Alberta (Canadá), costa do Sul da Índia, Pequim (China), entre outros lugares do planeta. Entrelaçado com essas histórias de luta está a narração de Klein, conectando o carbono no ar com o sistema econômico que o colocou lá.

Ao longo do filme, Klein constrói a sua ideia mais controversa e excitante: a de que podemos aproveitar a crise existencial das mudanças climáticas para transformar nosso sistema econômico falido em algo radicalmente melhor.

E se confrontar a crise climática é a melhor chance que teremos de construir um mundo melhor?

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; consultor/formador do primeiro Curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, São Tomé e Príncipe, setembro 2014); integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Aquecimento global, Cambio climático, Carbon, Carbono, Clima, Climate Change, climate risk, Climate Risk Insurance, CO2, Consumo, Descarte de resíduos, Desmatamento e degradação, Documentários ambientais, Environmental Impacts, Gases do Efeito Estufa, Greenhouse Gases, Human activities and climate change, Impactos ambientais, Impactos Ambientales, Impacts Environnementaux, Mudança climática, Poluição, Vídeos Ambientais e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s