Seguradoras Sustentáveis: conheça as ações de sustentabilidade

homepage-breakdown

Do blog da Bidu Corretora

O tema sustentabilidade está cada vez mais presente em seminários, palestras, notícias e até em conversas de elevador. Quem nunca ouviu alguém dizer que “precisamos pensar nas próximas gerações e utilizar nossos recursos com responsabilidade” ou algo parecido?

Sustentabilidade é a capacidade humana de interagir com o mundo, preservando o meio ambiente e os recursos para as gerações futuras. As empresas também entraram nessa onda: hoje, são diversas marcas que apoiam ou desenvolvem iniciativas sustentáveis.

Existem três conceitos dentro da sustentabilidade empresarial: social, ambiental e econômico.

Social

O aspecto social está ligado ao capital humano que se relaciona com a empresa, seja direta ou indiretamente. Dentro desse grupo estão funcionários, fornecedores, comunidade em que a empresa está inserida, público-alvo, imprensa e outros públicos que tem ligação com a empresa.

Ela deve realizar ações que sejam socialmente sustentáveis para esses públicos. Ou seja, ações que estimulem o desenvolvimento pessoal e coletivo e torne o ambiente de cada grupo melhor.

Ambiental

Esse é o pilar mais conhecido da sustentabilidade e tem relação com os impactos que causamos ao meio ambiente. Desde o desperdício de alimentos até a emissão de gases nocivos à atmosfera. Todos os aspectos devem ser observados de perto e modificados para que causem a menor quantidade de danos possível.

Econômico

Se uma empresa pretende ser economicamente sustentável deve ser justa em precificar seus produtos e serviços e estabelecer uma relação de competitividade saudável no mercado. É isso o que diz o aspecto econômico da sustentabilidade.

Ações Sustentáveis das Seguradoras

Algumas empresas do ramo do seguro praticam ações sustentáveis e ganham destaque por isso. Empresas como a Bradesco Seguros, HDI Seguros e AIG Seguros investem em ações sustentáveis que visam melhorar o ambiente onde são realizadas. Confira as principais ações dessas seguradoras:

Bradesco Seguros

A seguradora entende que tem papel importante no mercado e desenvolve algumas ações de responsabilidade social em parceria com a Organização Bradesco. O objetivo das ações e políticas é conscientizar os diferentes públicos sobre as questões ambientais, sociais e de governança corporativa.

Um dos principais temas trabalhados pela Bradesco Seguros é a longevidade. Eles realizam diversas ações para conscientizar sobre o tema: o Fórum da Longevidade Bradesco Seguros e o Fórum Internacional de Longevidade, que discutem o assunto na esfera acadêmica; Prêmios Longevidade, que premiam nas categorias “jornalismo”, “histórias de vida” e “pesquisa em longevidade”; e o Circuito da Longevidade, corridas e caminhadas que arrecadam dinheiro para instituições sociais.

Além disso, a empresa patrocina eventos como a Corrida e Caminhada Contra o Câncer de Mama e desenvolve o Programa Porteiro Amigo do Idoso: uma espécie de capacitação de profissionais da área para contribuírem com a mobilidade e independência dos idosos.

A Bradesco Seguros também trabalha com outros temas. Eles desenvolvem, por exemplo, o Movimento Conviva, que incentiva a boa convivência entre motoristas, motociclistas, ciclistas e pedestres.

HDI

A HDI Seguros patrocina ações e instituições que combinam com a essência da empresa. São organizações que promovem ações sociais de diferentes tipos. Confira algumas delas:

Instituto Pró-Queimados: uma ONG que tem o objetivo de melhorar a assistência à crianças, jovens e adultos que foram vítimas de queimaduras. Ela incentiva pesquisas na área e debates sobre o assunto.

GRAACC McDia Feliz: uma campanha nacional que arrecada fundos para o tratamento de crianças com câncer.

Campanha do Agasalho em Pirapora do Bom Jesus (SP): a HDI Seguros faz doações para a campanha de arrecadação de roupas de frio, que são distribuídas em comunidades carentes.

Coral HDI Seguros: ele nasceu em 2010 com colaboração dos funcionários da empresa. É um coral onde os colaboradores da HDI participam e tem um momento de lazer e expressão coletiva.

AIG

A AIG tem como prioridade promover impactos positivos nos públicos com quem tem alguma relação. Assim, eles desenvolvem programas e parcerias que aproveitam os pontos positivos de seus funcionários, que colaboram com projetos sociais. Os próprios funcionários, fazem parte de uma base de voluntários que promovem ações de responsabilidade social.

As ações são baseadas em três pilares:

1 Segurança social: são ações de incentivo à segurança veicular, prevenção de doenças e uso indevido de medicamentos;

2 Proteção social: incentivos na área da educação a fim de garantir estabilidade social;

3 Prevenção de desastres: apóia populações que sofreram com desastres naturais ou ação humana.

Duas vezes por ano, todos os funcionários da HDI podem pedir liberação remunerada do trabalho para participar de alguma ação social de sua preferência. Além disso, a empresa promove o Mês do voluntariado e a Semana do voluntariado, quando os funcionários se dedicam para participar de alguma ação social específica.

É muito bom que grandes empresas tenham essas iniciativas, mas é mais importante ainda que cada um de nós siga esse exemplo e traga essas iniciativas para as nossas vidas.

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; consultor/formador do primeiro Curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, São Tomé e Príncipe, setembro 2014); integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Empresas, Seguro e sustentabilidade, Solidariedade e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s