Entendendo o Contexto da Opinião Ambiental

FireShot Capture 89 - - http___www.envolverde.com.br_wp-content_uploads_Entendendo-o-Contexto-da

Reações e expectativas dos cidadãos diante dos problemas ambientais

O contexto da opinião ambiental

Como reagem os brasileiros diante dos principais desafios climáticos e ambientais do presente? Quais atores contam com maior capital de confiança da população para liderar o
processo de mudança? Quais alternativas são privilegiadas diante destes principais desafios?

Esse breve relatório se propõe a trazer elementos para refletir sobre possíveis respostas a essas grandes questões. O foco concentra-se no cidadão e sua visão desses dilemas, a partir da riqueza trazida por uma fração dos dados da última edição do nosso estudo Monitor de Sustentabilidade Corporativa.

Através das pesquisas de opinião conhecemos as percepções e sentimentos existentes, em um dado momento, sobre temas chaves da agenda pública. Esse dados devolvem aos tomadores de decisão, aos experts que moldam a agenda pública e aos próprios cidadãos um reflexo das prioridades e escolhas que contam com o respaldo popular.

A discussão nessas páginas traz um recorte do clima de opinião ambiental de 2016 visando enriquecer o debate sobre os rumos da sustentabilidade no futuro do Brasil.

Fabián Echegaray
Diretor
Market Analysis

Acesse o relatório.

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; consultor/formador do primeiro Curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, São Tomé e Príncipe, setembro 2014); integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Cidadania, Cidadania e Meio Ambiente, Cidadania e Sustentabilidade, Cidades Sustentáveis, Comunicação, Comunicação Ambiental, Consciência ambiental, Desenvolvimento sustentável, Educação ambiental, Estudos ambientais, Impactos ambientais, Pesquisas ambientais, Publicações, Sustentabilidade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s