BM&FBOVESPA: Guia Sustentabilidade nas Empresas

FireShot Capture 42 -  - http___vemprabolsa.com.br_wp-content_uploads_2015_10_BookSustentabilidad

Como começar, quem envolver e o que priorizar

“O mundo corporativo é muito dinâmico. Estar atento às mudanças e se antecipar aos movimentos pode fazer a diferença no sucesso de um negócio. A sustentabilidade se
enquadra neste contexto. Chegou como um novo conceito, que ainda hoje é visto por alguns com ceticismo, mas não há dúvida: tornou-se um imperativo.

Incorporar na estratégia empresarial fatores sociais, ambientais e econômico-financeiros de forma equilibrada é uma prática necessária de gestão de risco e abre um leque de novas
oportunidades. Sustentabilidade gradativamente deixa de ser um diferencial competitivo e se torna uma condição para competir. Portanto, considerar esses aspectos é, mais do que uma opção, uma responsabilidade. As boas práticas de sustentabilidade agregam valor, e por isso não são tema apenas de grandes empresas ou das listadas em bolsa.

Atenta a este movimento global e consciente de todo esse cenário, em 2004, a BM&FBOVESPA foi a primeira Bolsa de Valores do mundo a se tornar signatária do Pacto
Global da ONU. No ano seguinte, lançamos o ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial), o quarto índice do tipo no mundo. De lá para cá, conduzimos uma intensa agenda, não só internamente, mas também como uma forte indutora de boas práticas no mercado de capitais, por entender que este é um caminho de transformação sem volta.

Assim, estimulamos as empresas, por variados instrumentos, a seguirem nesta direção. Este guia faz parte desse conjunto de iniciativas. Escrito de forma clara e didática,
convida você, gestor de uma empresa ainda não listada em Bolsa, a refletir sobre essas questões e adotar as boas práticas de sustentabilidade nos seus negócios. Afinal, este é
um jogo de ganha-ganha: ganham as empresas, seus públicos de relacionamento, o mercado e a sociedade mais sustentável que precisamos construir.

Edemir Pinto
Diretor Presidente da BM&FBOVESPA

Acesse o guia.

 

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; consultor/formador do primeiro Curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, São Tomé e Príncipe, setembro 2014); integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Comunicação, Comunicação Ambiental, Consciência ambiental, Desenvolvimento sustentável, Governança, Responsabilidade corporativa, Responsabilidade Social Empresarial RSE, Sustentabilidade e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s