COP21 Paris 2015: notícias – noticias – news 07 12 2015

logo-cop-21-carr-

 

Papa faz apelo a participantes da COP21 em Paris
UOL Notícias
ANSA
06/12/2015
CIDADE DO VATICANO, 6 DEZ (ANSA) – O papa Francisco fez um apelo neste domingo (6) para que as autoridades participantes da 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP21), em Paris, consigam chegar a soluções para os problemas ambientais. “Pelo bem da casa comum, de todos nós e das gerações futuras, todos os esforços de Paris devem ser voltados para atenuar os impactos das mudanças climáticas e, ao mesmo tempo, combater a pobreza e florescer a dignidade humana”, disse o líder da Igreja Católica na tradicional celebração do Ângelus, no Vaticano. Confessando que tem acompanhado “com atenção” os “trabalhos da conferência de Paris”, o Papa disse que a pergunta central dos debates deve ser: “Que tipo de mundo desejamos transmitir àqueles que virão depois de nós e às crianças que estão crescendo?” “As duas escolhas são feitas juntas: interromper as mudanças climáticas e lutar contra a pobreza para garantir a dignidade humana”, argumentou. Francisco lançou em maio uma encíclica (documento autoral papal) sobre mudanças climáticas. Chamada de “Laudato Sì”, a obra critica os modelos atuais de exploração natural e afirma que eles acarretam pobreza e escassez. A COP 21 ocorre até o próximo fim de semana, na capital francesa, e é uma oportunidade para os líderes mundiais apresentarem propostas contra as mudanças climáticas. (ANSA)

Dez países africanos querem restaurar 100 milhões de hectares de florestas
EBC Agência Brasil
Agência Lusa
06/12/2015
Uma coligação de dez países africanos e doadores anunciaram hoje (6) uma iniciativa ambiciosa que prevê restaurar 100 milhões de hectares (um hectare equivale à área de um campo de futebol) de floresta degradada ou de área desflorestada até 2030. Intitulada Iniciativa de Restauração Africana (AFR100), o projeto pretende recuperar as grandes florestas do continente, permitindo a absorção de dióxido de carbono, um dos fatores da alteração climática em curso, e dando qualidade de vida e trabalho nos meios rurais.

Ministra Izabella Teixeira assume papel-chave em acordo do clima
Rafael Garcia
G1
05/12/2015
O ministro das relações exteriores da França, Laurent Fabius, criou quatro grupos de ministros na COP21, a conferência do clima, para tentar atingir progresso nos principais pontos onde ainda há desacordo no texto do próximo acordo global do clima. Um deles, que tratará da diferenciação entre países ricos e pobres, será presidido pela ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira.

Rascunho de acordo contra mudança climática é cheio de incógnitas
ZH Notícias
AFP
05/12/2015
Depois de sete dias de duras negociações sobre o clima (COP21), o rascunho divulgado neste sábado traz avanços, mas deixa grandes temas em aberto, como o dos financiamentos, ou os esforços de cada país em função de sua responsabilidade no aquecimento global.

Papa pede ‘decisões importantes’ diante de mudanças climáticas
G1
France Presse
06/12/2015
O Papa Francisco pediu neste domingo (6) aos ministros de 195 países reunidos na COP 21, a Conferência da ONU sobre Mudanças Climáticas, que tenham “valor” para adotar decisões importantes para as gerações futuras.

Negociadores apresentam primeira versão do acordo de Paris
Reinaldo Canto
Envolverde
05/12/2015
Os negociadores presentes à COP 21 cumpriram o prazo previsto e divulgaram na manhã de sábado, 05/12, o esboço para as negociações finais do novo acordo climático. O texto deverá ser assinado pelos representantes de mais de 190 países até o final da próxima semana.

COP21 marca 2015 como um ano de transição
Ana Carolina Amaral
Envolverde
04/12/2015
Vivemos no futuro. Em um tempo para o qual havíamos projetado o cumprimento dos Objetivos do Milênio, com metas básicas de saúde, educação e igualdade. O prazo venceu em 2015 e não é à toa que, bem cumprida ou não, essa agenda foi renovada para orientar as próximas décadas sob um novo título: Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. 2015 também é o ano de vencimento do Protocolo de Quioto e, conforme as expectativas de ambos observadores e negociadores, o ano de nascimento de um acordo climático sério que possa ser assinado agora em Paris.

COP21: Onde buscar dinheiro para financiar as ações climáticas?
Cristina Dalla Torre
Agência Jovem de Notícias
04/12/2015
Ok. Dissemos que a mudança climática existe e que é, em grande parte, causada pela atividade humana. E dissemos também que temos de fazer alguma coisa. Mas fazer alguma coisa tem um custo. E é isso que os negociadores estão discutindo na COP21. Além das razões morais, da natureza que devem ser protegida porque é um direito humano de todos e das gerações futuras, a questão é onde encontrar os fundos e como distribuí-los.

COP21: 80 países vão receber US$ 80 milhões para evitar riscos de desastres
Leda Letra
Rádio ONU
02/12/2015
Durante a Conferência da ONU sobre Mudança Climática, em Paris, os governos da Austrália, Canadá, França, Alemanha, Luxemburgo e Holanda firmaram um acordo nesta quarta-feira.

“Acordo deve prever renovação dos compromissos a cada 5 anos”
Evelyn Araripe e Luciano Frontelle
Agência Jovem de Notícias
03/12/2015
A Agência Jovem de Notícias bateu um papo rápido com Pedro Telles, porta-voz do Greenpeace Brasil na COP21. Pedro é um jovem ativista climático, mestre em Sustentabilidade e Mudanças Climáticas na Inglaterra. De volta para o Brasil, cheio de energia, entrou para o time do Greenpeace, onde é campaigner de ações relacionadas ao tema Mudanças Climáticas. Em nossa conversa ele avaliou a atuação da presidente Dilma e do governo brasileiro na COP e as pautas que a sua organização defende aqui na Conferência. Confira!

COP21: UN negotiators adopt draft deal to fight climate change
CBC News
The Associated Press
05/12/2015
Negotiators adopted a draft climate agreement Saturday that was cluttered with brackets and competing options, leaving ministers with the job of untangling key sticking points in what is envisioned to become a lasting, universal pact to fight global warming.

COP21: Paris talks agree draft accord to limit carbon emissions
Pilita Clark
Financial Times
05/12/2015
A new global climate accord edged closer on Saturday as negotiators ended four years of work and produced a draft text of an agreement for ministers to finalise next week. “This is a milestone,” said Laurence Tubiana, France’s ambassador to the talks, as delegates formally accepted a draft that has been in the making since 2011.

 

Las 10 interrogantes sobre la Cumbre del Clima de París
Ecoticias.com
Ecoticias.com
30/11/2015
Es la Conferencia de las Partes (COP, por sus siglas en inglés) de la Convención Marco de Naciones Unidas sobre Cambio Climático. Esta convención es un tratado internacional que reconoce oficialmente el cambio climático y la responsabilidad humana en el fenómeno. Su objetivo es reducir las emisiones de gases de efecto invernadero causantes del calentamiento global.

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; consultor/formador do primeiro Curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, São Tomé e Príncipe, setembro 2014); integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Comunicação, Comunicação Ambiental, COP21 Paris França 2015, Environmental journalism, Jornalismo Ambiental, Periodismo Ambiental e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s