COP21 Paris 2015: notícias – news 03 12 2015

logo-cop-21-carr-

 

Coletivo critica ‘hipocrisia’ da COP21 com falsos anúncios
Joana Cunha
Folha de S. Paulo
03/12/2015
Os espaços reservados a anúncios nos pontos de Paris, usualmente ocupados por peças do champanhe Veuve Clicquot ou modelos da Dior, foram invadidos por falsas propagandas instaladas por um coletivo de artistas na última sexta (27) A ação foi realizada pelo grupo de ativistas Brandalism (nome que faz referência às palavras “marca” e “vandalismo”, em inglês), em protesto contra o que o coletivo considera a hipocrisia que envolve a conferência do clima.

COP21: A ‘polêmica da compensação’ que divide países ricos e pobres
R7 Notícias
R7 Notícias / BBC Brasil
03/12/2015
A COP21, a cúpula do clima em Paris que começou na última segunda-feira e vai até dia 11 de dezembro, tem um grande desafio pela frente: o de conseguir que países ricos e pobres concordem sobre compensações de perdas e danos causados pelas mudanças climáticas.

Parlamento Juvenil debate COP21
Jornal Notícias (Moçambique)
Jornal Notícias
03/12/2015
No quadro das discussões sobre o Acordo Climático Mundial a ser alcançado na COP 21, em Paris (Conferência das Partes para a Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima – UNFCC), o Parlamento Juvenil realiza hoje, em Maputo, em parceria com a União Europeia, um debate paralelo sobre as Alterações Climáticas.Este evento, a realizar-se no âmbito da Semana da União Europeia, objectiva proporcionar uma discussão à volta dos desafios e soluções ligadas ao futuro acordo. No entanto, a capital francesa acolhe de hoje até ao dia 10, mais de 40 mil pessoas, dentre governantes, empresários e representantes das organizações não governamentais que defendem o meio ambiente e o desenvolvimento sustentável em todo o mundo.

COP 21: Países desenvolvidos reconhecem esforço do Brasil em benefício do meio ambiente
Sputnik News
Sputnik News
02/12/2015
Em paralelo à realização da COP 21, as ministras do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, e da Noruega, Tine Sundtoft, assinaram um termo para a prorrogação do Fundo Amazônia, o mecanismo de financiamento à preservação da floresta amazônica. Nos três primeiros anos de vigência do Fundo Amazônia, gerido pelo BNDES – Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, a Noruega e a Alemanha transferiram para aquele instrumento de preservação cerca de 1 bilhão de dólares.

Mudança climática e direitos humanos são inseparáveis
Instituto Socioambiental
Instituto Socioambiental
02/12/2015
Uma das principais consequências da mudança climática é o aumento na frequência de catástrofes naturais. Populações vulneráveis em diferentes lugares do mundo sofrem os efeitos de inundações, secas e furações ou são ameaçadas pelo aumento do nível do mar. Junto com esses desastres naturais, algumas das próprias ações de mitigação e adaptação à mudança climática também podem colocar em risco direta e indiretamente os direitos humanos.

Compromisso com o desinvestimento em combustíveis fósseis
Envolverde
Envolverde
2/12/2015
Paris, 2 de dezembro de 2015 – A campanha de desinvestimento dos combustíveis fósseis quebrou um novo recorde na COP21: mais de 500 instituições que representam mais de US $ 3,4 trilhões em ativos fizeram algum tipo de compromisso de acordo com a 350.org e a Divest-Invest, duas organizações que estão coordenando este movimento.

COP21: A vez dos negociadores
Ricardo Figueira
EuroNews / APTN / Reuters
02/12/2015
Com os chefes de Estado e Governo de regresso a casa, os negociadores reunidos em Paris para a cimeira do clima, COP 21, estão cada vez mais próximos do esboço de uma resolução comum para reduzir as emissões de dióxido de carbono e conseguir o tão falado limite de dois graus centígrados no aquecimento global até ao fim do século.

Presidente da COP21 quer texto do acordo do clima definido até o fim de semana
Andréia Verdélio
EBC Agência Brasil
02/12/2015
O presidente da 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21), o ministro das Relações Exteriores da França, Laurent Fabius, deu prazo limite, até o fim desta semana, para que os negociadores definam e entreguem um texto mais próximo do que será o acordo do clima. A informação foi dada hoje (2) pelo subsecretário-geral de Meio Ambiente, Energia, Ciência e Tecnologia, do Ministério das Relações Exteriores, José Antônio Marcondes de Carvalho.

Brasil apresenta ações em favor do clima
Lucas Tolentino / Marco Moreira
Ministério do Meio Ambiente Brasil
02/12/2015
A sustentabilidade na agricultura está entre as políticas nacionais ligadas às mudanças do clima. Representantes do governo federal reuniram-se nesta quarta-feira (02/12), em Paris, para discutir o assunto nos Diálogos do Brasil na COP 21. Coordenados pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA), esses debates fazem parte da série de eventos paralelos da Cúpula do Clima (COP 21), que ocorre até o fim da próxima semana na capital francesa.

Pacto sobre água é lançado em Paris
Envolverde
Envolverde
02/12/2015
Le Bourget, Paris, 02/12/2015 – Os ministros do Meio Ambiente da França, Ségolène Royal, e do Peru, Manuel Pulgar Vidal, lançaram esta manhã o “Pacto Internacional de Paris sobre Água e Adaptação às Mudanças Climáticas”, em evento paralelo à conferência principal da COP 21, em Paris. “Aparentemente, esta iniciativa vai vingar, terá a assinatura e suporte de todos os países”, afirma o chairman da Fibria e membro do Comitê Executivo do World Business Council for Sustainable Development (WBCSD), José Luciano Penido. O executivo fez esses comentários em entrevista à presidente do Conselho Empresarial Brasileiro para o Desenvolvimento Sustentável (CEBDS), Marina Grossi, especialmente para o hotsite “Rumo à COP 21”. Ele e Marina participaram do evento no qual também esteve presente a ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira.

Beber água da torneira é moda na COP21
SicNotícias
SicNotícias
02/12/2015
Beber água da torneira tornou-se moda na Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP21). Uma garrafa do “kit” de boas-vindas da COP21, batizada “gobi”, tornou-se na mascote informal da cimeira, com centenas de pessoas a enchê-la diariamente com água da torneira em vários pontos de abastecimento do parque de exposições de Le Bourget, nos arredores de Paris. A água engarrafada à venda nos vários cafés e restaurantes da cimeira, por 1,5 euros, foi rapidamente ultrapassada pela “gobi”, entregue dentro de um embrulho reciclado, descrita como “reutilizável, Made in France” e oferecida pelo serviço municipal de distribuição de água de Paris que convida a beber “à confiança” a água “consumida por mais de 4 milhões de habitantes da região parisiense”.

Os olhos do mundo estão sobre a COP 21
Envolverde / IPS
02/12/2015
Paris, França, 2/12/2015 – Finalmente começou a cúpula climática de Paris. Durante duas semanas, um gigantesco centro de reuniões da capital francesa receberá uma das conferências mais importantes das últimas décadas, com a pressão do planeta que pede medidas urgentes para deter seu aquecimento.

Conjunto Nacional traz exposição sobre Mudanças Climáticas
Envolverde
Envolverde
02/12/2015
Durante a COP 21 – 21ª Conferência das Partes das Nações Unidas para Mudanças Climáticas, que acontece até o dia 11 de novembro, em Paris, o Espaço Cultural Conjunto Nacional apresenta exposição sobre o tema a fim de esclarecer e informar o grande público que circula diariamente em suas dependências.

Índios amazônicos levam seus conhecimentos sobre mudanças climáticas para COP-21
Instituto Socioambiental
Instituto Socioambiental
01/12/2015
Nesta terça-feira (1º), a realidade dos povos indígenas no Brasil chegou à COP-21 com depoimentos de quatro lideranças do Alto Rio Negro (AM) e do Parque Indígena do Xingu (MT). Em um evento com mais de 60 participantes, realizado pelo Instituto Socioambiental, no Espaço do Clima da Sociedade Civil na COP, o site Ciclos anuais do Rio Tiquié e o filme “Para onde foram as andorinhas?” apresentaram em detalhe os impactos das mudanças climáticas que os povos indígenas na Amazônia brasileira estão sentindo em seus territórios.

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; consultor/formador do primeiro Curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, São Tomé e Príncipe, setembro 2014); integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Comunicação, COP21 Paris França 2015, Jornalismo Ambiental e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s