COP21 Paris 2015: notícias – news 02 12 2015

logo-cop-21-carr-

 

Brasil cumprirá meta em 2020 ainda que emissão de CO2 suba, diz ministra
Rafael Garcia
G1
02/12/2015
A ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, afirmou nesta terça-feira (1º) que o Brasil cumprirá sua meta de redução na emissão de gases do efeito estufa para 2020 mesmo que a produção de CO2 do Brasil volte a crescer e esteja em ascensão em 2020. Em sua primeira entrevista coletiva após o anúncio do aumento de 16% no desmatamento no Brasil no período 2014/2015, Izabella disse que não está preocupada com a capacidade de cumprir compromissos assumidos pelo Brasil para as emissões no período.

Prefeito de Mariana vai a Paris para participar da COP-21
Jornal Terceira Via
Jornal Terceira Via
02/12/2015
O prefeito de Mariana (MG), Duarte Júnior (PPS), cidade afetada pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco no último dia 5, vai participar da 21ª Conferência do Clima das Nações Unidas (COP-21),que acontece nesta semana em Paris. A convite da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP), Duarte participa de eventos com entidades que financiam áreas que sofreram impactos ambientais e com o Fundo Mundial para o Desenvolvimento das Cidades (FMDV).

Itaipu apresenta iniciativas sustentáveis na COP 21
PortoGente
PortoGente
01/12/2015
A Itaipu Binacional participa, entre 30 de novembro e 8 de dezembro, da 21ª Conferência do Clima (COP 21), promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), em Paris. O principal objetivo da conferência, que reúne 150 chefes de estado e representantes de governos de todo o mundo, é chegar a um acordo global sobre redução de emissões para frear as mudanças climáticas. Representantes brasileiros e paraguaios da Itaipu estarão participando de diversas atividades paralelas à programação da COP, como o 15º Fórum de Inovação Sustentável; a Cúpula de Clima e Saúde; o Fórum de Negócios “Caring for Climate”, do Pacto Global; e a Conferência Internacional sobre Água e Megacidades, da Unesco; além de expor na Galeria de Eficiência Mundial, exposição no Museu Aeroespacial de Le Bourget que reúne diversas soluções tecnológicas de baixo carbono.

Obama defende em Paris acordo com força legal para salvar clima
Rafael Garcia
G1
01/12/2015
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, mencionou pela primeira vez nesta terça-feira (1º) que deseja ver um acordo “legalmente vinculante” – com força de implementação obrigatória – para redução de gases de efeito estufa. A declaração, que sinaliza uma mudança de discurso de seu país, ocorreu logo antes de o presidente americano deixar a conferência do clima, a COP21, que acontece em Paris.

Mensagem de Obama abre caminho para acordo ‘híbrido’ na COP21
Leandro Colon
Notícias do Dia
01/12/2015
Uma mensagem do presidente americano, Barack Obama, no segundo dia de COP21, deve nortear o caminho para se chegar a um documento final “híbrido” entre os países que participam da conferência da ONU.

COP21: Obama alerta sobre clima na retomada da maratona de negociações
UOL Notícias
AFP
01/12/2015
Le Bourget, França, 1 dez 2015 (AFP) – Lutar contra o aquecimento global é “um imperativo econômico e de segurança”, alertou o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, nesta terça-feira, aumentando a pressão sobre os delegados de 195 países na COP21 envolvidos numa maratona de 10 dias de negociações por um acordo. É “um imperativo econômico e de segurança que temos de abordar agora”, disse Obama durante uma coletiva de imprensa em Paris. No ritmo atual, nós devemos “rapidamente alocar mais dos nossos recursos econômicos e militares” para adaptação às alterações climáticas, explicou.

COP21: Jejuar pelo planeta em Paris
EuroNews
EuroNews
01/12/2015
Um jejum em nome da luta contra o aquecimento global. Dezenas de representantes de várias religiões e organizações ecologistas reuniram-se em Paris para cumprir um jejum militante pelo planeta, em paralelo com mais de 10 mil seguidores da iniciativa em todo o mundo. O movimento propõe um dia de jejum por mês até que os líderes mundiais cheguem a um acordo definitivo.

France to Invest 2 Billion Euros in Africa Renewables
United Nations FCCC NewsRoom
United Nations FCCC NewsRoom
01/12/2015
France will invest a total of 2 billion euros in renewable energy in Africa in 2016-20, a 50% increase in comparison with the last five years. French President François Hollande made the announcement alongside UN Secretary-General Ban Ki-moon at the Défi climatique, solutions africaines (Climate Challenge, African Solutions) summit on Tuesday at the COP 21 climate change conference in Paris.

After leaders’ rhetoric, climate negotiators start work on deal
Barbara Lewis
Reuters
01/12/2015
With encouragement from 150 world leaders ringing in their ears, government negotiators in Paris sought on Tuesday to turn that rhetoric of unity into the text of a global deal to slow climate change. But as the leaders departed Paris, it became apparent that disagreements which have blocked a deal over four years of lead-up negotiations remain unresolved.

COP21: UN spotlights need to protect forests and agriculture to improve livelihoods, feed the world
UN News Centre
UN News Centre
01/12/2015
The impacts of climate change on forests and agriculture were in the spotlight today at the United Nations climate change conference (COP21), as new alliances among organizations and stakeholders were announced aiming to eliminate natural deforestation and forest degradation, and to prevent threats to sustainable farming and people’s livelihoods.

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; consultor/formador do primeiro Curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, São Tomé e Príncipe, setembro 2014); integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Comunicação, COP21 Paris França 2015, Environmental journalism, Jornalismo Ambiental e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s