COP21 Paris 2015: notícias – news 01 12 2015

logo-cop-21-carr-

 

Dilma Rousseff discursa na COP21
Envolverde
Envolverde/Blog do Planalto
30/11/2015
A presidenta Dilma Rousseff defendeu que o acordo da 21ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP21) seja legalmente vinculante, ou seja, com caráter obrigatório para os países signatários. A afirmação foi feita em seu discurso durante a abertura do evento, nesta segunda-feira (30), na França.

 
Até mesmo durante a sua própria festa o Meio Ambiente é colocado de lado
Reinaldo Canto
Envolverde
30/11/2015
Hoje deveria ser o dia em que as mudanças climáticas deveriam receber todas as atenções. Ao menos isso é o que se esperaria dos participantes da Conferência do Clima em Paris. Pelo menos, a presença das maiores e mais importantes lideranças planetárias que estiveram durante esta segunda-feira na abertura do evento no Le Bourget deveria servir de estímulo. A presidenta Dilma Rousseff fez uso da palavra e citou a tragédia de Mariana como sendo de responsabilidade da Samarco e o episódio como sendo o maior desastre ambiental da história em nosso país. Ela também falou dos muitos fenômenos climáticos extremos como o das chuvas torrenciais no Sul e as secas severas no Nordeste e no Sudeste.

“Precisamos de novas estratégias contra o desmatamento”, diz ministra
Ana Carolina Amaral
Envolverde
30/11/2015
O aumento do desmatamento da Amazônia em 16% no último ano parece não ter afetado a relação do Brasil com países doadores do Fundo Amazônia, através do qual o Brasil já recebeu U$1 bilhão por parte da Noruega desde 2008. Hoje os dois países assinaram uma prorrogação da parceria para até 2020, período em que a Noruega deve doar mais U$626 milhões. O Fundo é administrado pelo BNDES e orientado pela performance no combate ao desmatamento. Para a ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira, os países entendem que o “o desmatamento vai oscilar de um ano para o outro”.

‘Nenhum país pode se omitir na luta contra a mudança do clima’
Folha de S. Paulo
ONUBR/Folha de S. Paulo
30/11/2015
Entrevista do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, publicado nesta segunda-feira (30) por ocasião da abertura da Cúpula do Clima.

Citing Urgency, World Leaders Converge on France for Climate Talks
Coral Davenport and Gardiner Harris
The New York Times
30/11/2015
LE BOURGET, France — One of the largest gatherings of world leaders in history began a multinational effort Monday toward forging what many called the planet’s last, best hope to stave off the worst consequences of climate change. “Never have the stakes of an international meeting been so high, since what is at stake is the future of the planet, the future of life,” President François Hollande of France told a packed United Nations plenary session at a convention center in this suburb north of Paris.

COP21: presidente chinês diz que países ricos devem honrar compromissos de ajuda
Oi Velho
Oi Velho
01/12/2015
O presidente chinês Xi Jinping apelou na segunda-feira (30) aos países desenvolvidos para que honrem os seus compromissos de financiamento de U$100 bilhões por ano aos países em desenvolvimento para enfrentarem as alterações climáticas.

Caio Blinder: Dirigentes globais fazem discursos genéricos no primeiro dia da COP-21
Caio Blinder
Jovem Pan
01/12/2015
[comentário em áudio para a rádio Jovem Pan]

Argentina pede diferenciação que preserve interesses agropecuários na COP21
Oi Velho
Oi Velho
01/12/2015
A Argentina defendeu nesta segunda-feira, durante a Conferência do Clima de Paris (COP21), o direito de cada país em determinar em que setores reduzirá as emissões de gases do efeito estufa, preservando aqueles indispensáveis para seu desenvolvimento, como é o domínio agropecuário em seu caso.

América Latina enfatiza ajuda aos países em desenvolvimento na COP21
Oi Velho
Oi Velho
01/12/2015
Os líderes latino-americanos enfatizaram nesta segunda-feira (30) a ajuda que os países em desenvolvimento precisam para alcançar os objetivos previstos na Conferência do Clima de Paris (COP21) e insistiram na necessidade de se firmar um acordo ambicioso e vinculativo.

COP21: países ricos apresentam projetos de investimento ambiental
CenárioMT
CenárioMT
01/12/2015
Os países ricos apresentaram nesta segunda-feira na abertura na conferêcia do clima da ONU (COP21) várias iniciativas, junto ao setor privado, para estimular a transição energética a tecnologias limpas e ajudar os países mais necessitados. O projeto “Missão Inovação” é liderado pelo presidente americano Barack Obama e seu homólogo francês François Hollande, assim como o co-fundador da Microsoft, Bill Gates.

Santa Sé na COP21 pede controle transparente dos compromissos
News.VA/Rádio Vaticana
News.VA/Rádio Vaticana
01/12/2015
O Cardeal Pietro Parolin, Secretário de Estado, falou segunda-feira (30/11) em nome do Papa, na XXI Conferência dos Estados sobre o Clima, em curso em Paris. Diante de 195 Chefes de Estado ou seus representantes, o discurso do cardeal começou por lembrar os objetivos que o Pontífice aponta como prioritários para a Conferência: aliviar os impactos das mudanças climáticas, combater a pobreza e elevar a dignidade do ser humano. “Seria trágico se os interesses particulares prevalecessem sobre o bem comum e conseguissem manipular a informação”.

Leaders open UN climate conference with good intentions
EuroNews
EuroNews
01/12/2015
World leaders from around 150 nations ranging from the United States to Tuvalu have opened their Climate Conference in Paris armed with high expectations and promises to act in the fight against global warming.

Opportunities for cities to take action on climate change
Alpha Galileo
Alpha Galileo
01/12/2015
Ahead of the COP21, Climate-KIC in association with founding partners ICLEI, South Pole Group, CDP, WWF and others are excited to announce the launch of the new cityactions.org platform for cities-related climate action. Cities are at the forefront of creating climate change mitigation strategies to make urban environments more sustainable places to live. The impacts of new policies and financing frameworks targeted at emission reductions are often more visible and quantifiable on a city-level compared to similar measures at national level. The Paris climate change negotiations present a unique occasion for city-driven initiatives to lead the way in sharing solutions and urging a binding agreement with ambitious objectives for future climate change activities.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Comunicação, COP21 Paris França 2015, Environmental journalism, Jornalismo Ambiental e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s