COP21 Paris 2015: clipping de notícias, 1º dia, 30 de novembro

Dilma chega à Conferência do Clima da ONU, em Paris
A presidente Dilma Rousseff chegou na manhã desta segunda-feira (30) ao Centro de Convenções Le Bourget, em Paris (França), para participar da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 21). Ela foi recebida pela ministra do Meio Ambiente da França, Segolene Royal. Dilma desembarcou no país no sábado (28), e seguiu direto para hotel onde está hospedada. Ao longo do domingo (29), ela se reuniu com participantes da cúpula, como os presidentes do Equador, Rafael Correa, e da Bolívia, Evo Morales, além da premiê da Noruega, Erna Solberg.

COP21: ministro peruano inicia histórica cúpula do clima em Paris
O ministro do ambiente do Peru, Manuel Pulgar Vidal, abriu na manhã desta segunda-feira (30) a primeira sessão da COP21, a cúpula do clima de Paris. Em seu discurso, o ministro, que representa o país onde a COP foi realizada no ano passado, agradeceu aos franceses por terem mantido a realização do encontro diante das adversidades.

 
COP21 começa hoje com o desafio de chegar a novo acordo climático global
De hoje (30) a 11 de dezembro, representantes de 195 países e da União Europeia se reúnem, em Paris, para a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP21). O objetivo é chegar a um acordo que reduza a emissão de gases de efeito estufa que causam o aquecimento global. O Acordo de Paris deve entrar em vigor em 2020, em substituição ao Protocolo de Quioto, que prevê a redução de emissões de gases poluentes apenas para países desenvolvidos.

Crianças brasileiras alertam líderes da COP-21 contra mudanças climáticas
Thomaz dos Reis, 9, já tinha ouvido falar em aquecimento global na televisão e em casa. “Minha família dizia que era uma coisa muito perigosa, que podia derreter as geleiras.” O que ele não sabia, porém, é que podia ajudar a evitar o fenômeno. “Posso fazer muitas coisas que não poluem a Terra, como andar de bicicleta. Ah e incentivar o uso da energia eólica [produzida a partir do vento]”, diz ele.

5 perguntas para entender a COP21 — a reunião do século
A saúde do “planeta azul” está em perigo e é preciso fazer algo a respeito. Reequilibrar o sistema climático, porém, não é tarefa fácil — exige que repensemos a forma como fazemos negócios, geramos a energia que alimenta as cidades e as indústrias, e todos os padrões abusivos de extração de recursos naturais. Curar a Terra de seus estado febril e impedir “impactos graves, generalizados e irreversíveis” é um desafio que conclama todas as nações à ação coletiva. Para lutar contra o aquecimento global, de 30 de novembro a 11 de dezembro, Paris receberá a 21ª Conferência das Partes, COP 21. EXAME.com selecionou cinco perguntas para entender por que esta reunião do clima é tão importante para o destino do planeta e de todos os seus habitantes — incluindo nós, humanos.

O impasse fundamental da COP 21 em Paris
Entre os dias 30 de novembro a 11 de dezembro de 2015 se celebrará mais uma Convenção das Mudanças Climáticas (COP 21) em Paris. Todas as realizadas até hoje chegaram a convergências pífias, muito distantes das exigências que o problema global exige. Há uma razão intrínseca ao atual sistema socioeconômico mundializado que impede alcançar objetivos comuns e adequados. É semelhante a um trem sobre os trilhos. Ele está condicionado ao rumo que os trilhos traçam sem outra alternativa.

Hollande: “escandalosa” ação dos manifestantes. Há 174 pessoas detidas
A polícia francesa carregou sobre algumas centenas de manifestantes que se juntaram este domingo na Avenue de la République, em Paris, em reação ao que o presidente francês classificou como uma ação “escandalosa” de “elementos perturbadores” que se infiltraram entre manifestantes.

Desmatamento assombra promessas do Brasil na COP21
No universo das negociações climáticas, a equipe diplomática brasileira sempre foi reconhecida pela habilidade de criar consenso. Mas nesta edição da Conferência do Clima (COP21), em Paris, os negociadores terão primeiro que dar garantias de que o Brasil vai conseguir cumprir todas as metas que assumiu para reduzir as emissões de gases causadores do efeito estufa, que aceleram as mudanças climáticas.

Dilma diz que espera acordo “ambicioso” da COP21
A presidenta Dilma Rousseff disse neste domingo (29) em sua página oficial no Twitter que espera que a 21ª Conferência das Partes da Convenção-Quadro sobre Mudança do Clima (COP21)   resulte em um acordo “justo, ambicioso e duradouro”. A presidenta chegou ontem a Paris para participar da conferência, que começa amanhã (30) e vai até o dia 11.

Dilma discursa na primeira sessão de trabalho da COP21
A presidenta Dilma Rousseff se reúne neste domingo (29) em Paris com a primeira-ministra da Noruega, Erna Solberg, e com o presidente do Equador, Rafael Correa. Ela está na capital francesa para participar do Evento de Líderes da Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP-21), que começa amanhã (30).

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; consultor/formador do primeiro Curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, São Tomé e Príncipe, setembro 2014); integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Comunicação, Comunicação Ambiental, COP21 Paris França 2015, Jornalismo Ambiental e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s