Rio sediará semana dedicada ao clima

Abertura oficial acontece na terça-feira (3/11) às 15h, com a presença da ministra do Meio Ambiente.

Por Letícia Verdi (texto) e Marco Moreira (edição), do site do Ministério do Meio Ambiente

Começa nesta sexta-feira (30/10), no Rio, o evento UE Brasil – Clima: Somos Todos Responsáveis, promovido pela União Europeia, a Fundação Planetário do Rio de Janeiro e o WWF-Brasil. Durante oito dias, de 30 de outubro a 7 de novembro, organizações e indivíduos do Brasil e da Europa farão debates e exposições sobre os desafios das mudanças climáticas e as formas de diminuir o impacto dos seres humanos no planeta.

A abertura oficial acontece na terça-feira (3/11) às 15h, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao lado do comissário da União Europeia para o Clima e a Energia, Miguel Arias Cañete, da representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do secretário-geral o WWF-Brasil, Carlos Nomoto, entre outros.

Programação

Atividades educativas diárias para crianças sobre mudanças climáticas incluem filmes, música, oficinas de reciclagem, contação de histórias, teatro e circo. No sábado (31/10) e no domingo (31/10), de 10h às 12h; na segunda (02/11), das 15h30 às 17h30; e na quinta-feira (05/11), das 13h às 14h30, o MMA apresenta filmes sobre o meio ambiente, por meio do Programa o Tela Verde.

Num ano crucial para o clima do planeta (com a realização da COP 21 em Paris em dezembro), o evento traz exposições, palestras, oficinas e outras atividades com Vik Muniz, Gilberto Gil, Sonia Bridi, Pedro Paulo Diniz e João Amorim, além de muitas outras personalidades comprometidas com o meio ambiente. Os temas tratados serão: Urbanismo e Mobilidade Urbana; Uso da terra e Agricultura; Segurança e Clima; Energia; Água; Resíduos Sólidos.

Outros destaques da programação:

30/10 – Lançamento das atividades “In Love we Trash”, instalação com o uso de sacolas plásticas realizada pelo coletivo espanhol Basurama, que, de forma criativa, chama a atenção sobre os resíduos produzidos localmente. Local: Planetário.

31/10 – Projeção do filme Lixo Extraordinário (Waste Land), seguida de debate com Vik Muniz (artista plástico), Karen Haley (diretora do filme) e Tião do Santos (protagonista). Local: cúpula do Planetário.

2/11 – Desfile de roupas e acessórios feitos com produtos de reciclagem pelo estilista Joel Souza, que promoverá oficinas durante todos os dias anteriores. Local: Planetário.

3/11 – Discursos mobilizadores de Pedro Paulo Diniz (empreendedor ambiental); Sonia Bridi (jornalista da Rede Globo, especializada em Meio Ambiente); Tião dos Santos (protagonista do filme Lixo Extraordinário), Ernst Gotsch (pesquisador e agricultor orgânico), João Amorim (diretor de cinema e TV) e Simon Lau (chefe de cozinha), entre outros. Local: Planetário.

4-5/11 – Palestras de especialistas europeus e brasileiros sobre o impacto e as soluções para combater, mitigar e se adaptar às mudanças climáticas. Local: Planetário.

5/11 – Debate Clima e Cultura: A Função das Artes e dos Artistas ao Inspirar uma Verdadeira Mudança Positiva, com a participação dos artistas brasileiros Bené Fonteles e Xico Chaves, além do coletivo espanhol Basurama. Local: Livraria Travessa – unidade Botafogo.

O evento contará ainda com conferências técnicas, exclusivas para especialistas da área.

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; consultor/formador do primeiro Curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, São Tomé e Príncipe, setembro 2014); integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Clima, Comunicação, Comunicação Ambiental, Consciência ambiental, COP21 Paris França 2015, Educação ambiental, Jornalismo Ambiental e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s