Rio sediará semana dedicada ao clima

Abertura oficial acontece na terça-feira (3/11) às 15h, com a presença da ministra do Meio Ambiente.

Por Letícia Verdi (texto) e Marco Moreira (edição), do site do Ministério do Meio Ambiente

Começa nesta sexta-feira (30/10), no Rio, o evento UE Brasil – Clima: Somos Todos Responsáveis, promovido pela União Europeia, a Fundação Planetário do Rio de Janeiro e o WWF-Brasil. Durante oito dias, de 30 de outubro a 7 de novembro, organizações e indivíduos do Brasil e da Europa farão debates e exposições sobre os desafios das mudanças climáticas e as formas de diminuir o impacto dos seres humanos no planeta.

A abertura oficial acontece na terça-feira (3/11) às 15h, com a presença da ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, ao lado do comissário da União Europeia para o Clima e a Energia, Miguel Arias Cañete, da representante do PNUMA no Brasil, Denise Hamú, do governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, e do secretário-geral o WWF-Brasil, Carlos Nomoto, entre outros.

Programação

Atividades educativas diárias para crianças sobre mudanças climáticas incluem filmes, música, oficinas de reciclagem, contação de histórias, teatro e circo. No sábado (31/10) e no domingo (31/10), de 10h às 12h; na segunda (02/11), das 15h30 às 17h30; e na quinta-feira (05/11), das 13h às 14h30, o MMA apresenta filmes sobre o meio ambiente, por meio do Programa o Tela Verde.

Num ano crucial para o clima do planeta (com a realização da COP 21 em Paris em dezembro), o evento traz exposições, palestras, oficinas e outras atividades com Vik Muniz, Gilberto Gil, Sonia Bridi, Pedro Paulo Diniz e João Amorim, além de muitas outras personalidades comprometidas com o meio ambiente. Os temas tratados serão: Urbanismo e Mobilidade Urbana; Uso da terra e Agricultura; Segurança e Clima; Energia; Água; Resíduos Sólidos.

Outros destaques da programação:

30/10 – Lançamento das atividades “In Love we Trash”, instalação com o uso de sacolas plásticas realizada pelo coletivo espanhol Basurama, que, de forma criativa, chama a atenção sobre os resíduos produzidos localmente. Local: Planetário.

31/10 – Projeção do filme Lixo Extraordinário (Waste Land), seguida de debate com Vik Muniz (artista plástico), Karen Haley (diretora do filme) e Tião do Santos (protagonista). Local: cúpula do Planetário.

2/11 – Desfile de roupas e acessórios feitos com produtos de reciclagem pelo estilista Joel Souza, que promoverá oficinas durante todos os dias anteriores. Local: Planetário.

3/11 – Discursos mobilizadores de Pedro Paulo Diniz (empreendedor ambiental); Sonia Bridi (jornalista da Rede Globo, especializada em Meio Ambiente); Tião dos Santos (protagonista do filme Lixo Extraordinário), Ernst Gotsch (pesquisador e agricultor orgânico), João Amorim (diretor de cinema e TV) e Simon Lau (chefe de cozinha), entre outros. Local: Planetário.

4-5/11 – Palestras de especialistas europeus e brasileiros sobre o impacto e as soluções para combater, mitigar e se adaptar às mudanças climáticas. Local: Planetário.

5/11 – Debate Clima e Cultura: A Função das Artes e dos Artistas ao Inspirar uma Verdadeira Mudança Positiva, com a participação dos artistas brasileiros Bené Fonteles e Xico Chaves, além do coletivo espanhol Basurama. Local: Livraria Travessa – unidade Botafogo.

O evento contará ainda com conferências técnicas, exclusivas para especialistas da área.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Clima, Comunicação, Comunicação Ambiental, Consciência ambiental, COP21 Paris França 2015, Educação ambiental, Jornalismo Ambiental e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s