Aberta Consulta Pública para o Plano de Adaptação à Mudança do Clima

FireShot Screen Capture #008 - 'PNA_-Volume-2-07_10_15_Consulta-Pública_texto-final_pdf' - hotsite_mma_gov_br_consultapublicapna_wp-content_uploads_si

 

O Ministério do Meio Ambiente lançou a Consulta Pública para o Plano Nacional de Adaptação à Mudança do Clima (PNA), conforme publicado no Diário Oficial da União. A consulta ficará vigente até o dia 22/11/2015.

A Consulta Pública é uma fase muito importante nesse processo de construção do PNA, um momento para a sociedade como um todo participar diretamente do aperfeiçoamento do Plano.

O PNA foi elaborado por um grupo interministerial em conjunto com a sociedade civil, setor privado e demais esferas de governo respeitando princípios de transparência e participação. Trata-se do primeiro esforço nacional para a discussão estruturada e sistematizada sobre adaptação à mudança do clima.

O objetivo é promover a gestão e diminuição do risco climático no país frente aos efeitos adversos da mudança do clima, de forma a aproveitar as oportunidades emergentes, evitar perdas e danos e construir instrumentos que permitam a adaptação dos sistemas naturais, humanos, produtivos e de infraestrutura.

O PNA está estruturado em 6 capítulos gerais (volume I), que incluem bases legais,  fundamentos, objetivos, diretrizes, iniciativas transversais, arranjo institucional, estratégia de financiamento, monitoramento e gestão do conhecimento, e em 11 estratégias de adaptação setoriais e temáticas (volume II), que incluem Agricultura*, Biodiversidade e Ecossistemas, Cidades, Desastres Naturais, Indústria* e Mineração, Infraestrutura (Energia*, Transportes e Mobilidade Urbana*), Povos e Comunidades Vulneráveis, Recursos Hídricos, Saúde*, Segurança Alimentar e Nutricional e Zonas Costeiras.

 
As contribuições e sugestões devem ser encaminhadas exclusivamente por meio do formulário eletrônico disponível no endereço hotsite.mma.gov.br/consultapublicapna/, onde encontra-se também disponível a minuta do PNA.

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; consultor/formador do primeiro Curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, São Tomé e Príncipe, setembro 2014); integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Cambio climático, Clima, Comunicação, Comunicação Ambiental, Consciência ambiental, Desenvolvimento sustentável, Gases do Efeito Estufa, Governança, Impactos ambientais, Jornalismo Ambiental, Mudança climática, Responsabilidade socioambiental, Saúde e marcado , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Aberta Consulta Pública para o Plano de Adaptação à Mudança do Clima

  1. Pingback: Aberta Consulta Pública para o Plano de Adaptação à Mudança do Clima | Biólogo31

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s