ONU: Cúpula sobre Desenvolvimento Sustentável começa nesta sexta

SDS_Logo_Portuguese-1024x496

150 líderes mundiais são esperados para o encontro

Mais de 150 líderes mundiais são esperados para participar na Cúpula das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável, que será realizada de 25 a 27 de setembro na sede da ONU, em Nova York, para adotar formalmente o compromisso definido do documento “Transformando Nosso Mundo: a Agenda 2030 para o Desenvolvimento Sustentável”. Esta agenda servirá como plataforma de ação da comunidade internacional e dos governos nacionais na promoção da prosperidade e do bem-estar para todos até 2030.

Acordada pelos 193 Estados-membros da ONU, a agenda consiste de uma Declaração, 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável e 169 metas, uma seção sobre meios de implementação e uma renovada parceria mundial, além de um mecanismo para avaliação e acompanhamento.

A nova agenda de desenvolvimento sustentável baseia-se no resultado da Cúpula Mundial sobre Desenvolvimento Sustentável de 2002, da Cúpula de 2010 sobre os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), no resultado da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável de 2012 (Rio+20) e nos pontos de vista de pessoas em todo o mundo.

Reconhecendo os sucessos dos ODM, os países concordaram sobre “O futuro que Queremos” – o documento final do Rio+20 – para estabelecer um grupo de trabalho aberto para elaborar um conjunto de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) para consideração e ação apropriada. Depois de mais de um ano de deliberações consultivas abrangentes e intensivas, o Grupo de Trabalho Aberto propôs 17 objetivos específicos com 169 metas associadas.

As negociações intergovernamentais sobre a composição das metas duraram mais de dois anos e incluíram numerosas contribuições da sociedade civil e outras partes interessadas. As consultas inclusivas e transparentes levaram ao alcance de um consenso em 2 de agosto do documento final para a nova agenda de desenvolvimento sustentável.

Para o secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, o acordo “abrange uma agenda universal, transformadora e integrada que anuncia um momento decisivo histórico para nosso mundo”. Esta é a Agenda do Povo, um plano de ação para acabar com a pobreza em todas as suas dimensões, de forma irreversível, em todos os lugares, não deixando ninguém para trás”.

Informações sobre Cúpula da ONU 2015, a nova agenda de desenvolvimento e os ODS: http://nacoesunidas.org/pos2015/

O documento oficial que será aprovado na Cúpula (em português): http://nacoesunidas.org/pos2015/agenda2030/

Veja também:

Sites das Nações Unidas no Brasil: http://nacoesunidas.org/tema/pos2015 e www.facebook.com/ONUBrasil

Informações para a imprensa: http://nacoesunidas.org/pos2015/imprensa/

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Cidades Sustentáveis, Desenvolvimento, Desenvolvimento sustentável, Eventos, Gestão sustentável, Jornalismo Ambiental, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável ODS, Sustentabilidade e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s