Panorama da Biodiversidade Global 4

Screenshot_4

 

Prefácio

A comunidade internacional está cada vez mais consciente do elo entre biodiversidade e desenvolvimento sustentável. Um número cada vez maior de pessoas começa a perceber que a variedade da vida nesse planeta, seus ecossistemas e seus impactos formam a base de nossa riqueza compartilhada, nossa saúde e nosso bem-estar comum.

Essa tendência positiva precisa ser expandida como parte de nossos esforços para reagir às preocupantes evidências de perda da biodiversidade, algo cujo impacto incide principalmente sobre os pobres, mas que afeta todas as sociedades e economias.

Durante os primeiros anos da Década da Biodiversidade das Nações Unidas 2011-2020, as Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica fizeram grandes avanços ao abordar a perda. Ainda assim, é preciso fazer muito mais para alcançar as Metas de Biodiversidade de Aichi.

Este Panorama da Biodiversidade Global 4 demonstra que, com esforços coordenados em todos os níveis, podemos alcançar as metas e objetivos do Plano Estratégico para a Biodiversidade 2011-2020. O sucesso vai contribuir significativamente com as prioridades globais mais amplas de eliminação da pobreza, melhoria da saúde humana e oferta de
energia, alimento e água limpa para todos.

Peço para que os países membros e os envolvidos de todo o mundo levem em consideração as conclusões do GBO-4 no seu planejamento, reconhecendo que a biodiversidade contribui para solucionar os desafios de desenvolvimento sustentável que enfrentamos e que redobrem seus esforços para alcançarmos nossas metas em comum.

Tudo isso é o mais importante neste momento crítico, conforme o mundo intensifica as medidas para alcançar as Metas de Desenvolvimento do Milênio, define uma pauta de sucessão para o desenvolvimento sustentável, e adota um acordo legal significativo sobre as mudanças climáticas – tudo isso até 2015.

Recomendo esta publicação a todos os interessados numa abordagem pautada pela ação para deter a perda da biodiversidade, colocando o mundo no rumo para chegarmos ao futuro que desejamos.

Ban Ki-moon,
Secretário-Geral, Nações Unidas

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; consultor/formador do primeiro Curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, São Tomé e Príncipe, setembro 2014); integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Aquecimento global, Água, Biodiversidade, Biomas, Cambio climático, Clima, Consciência ambiental, Conservação, Consumo, Desenvolvimento sustentável, Desertificação, Desmatamento e degradação, Economia Verde-Green Economy, Educação ambiental, Energia, Energias renováveis, Espécies ameaçadas de extinção, Estudos ambientais, Fauna, Flora, Florestas, Gases do Efeito Estufa, Impactos ambientais, Jornalismo Ambiental, Mudança climática, Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, Preservação, Publicações, Recursos naturais, Responsabilidade socioambiental, Sustentabilidade e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s