Empresas e governos estaduais e municipais estão assumindo metas climáticas de longo prazo, diz CDP

Dropbox - CDP-targets-briefing-2014.pdf

O relatório “Unlocking ambition and driving innovation – Corporate and sub-national leadership on setting long-term climate targets“, lançado hoje pelo Carbon Disclosure Project (CDP) durante a COP 20 (Lima, Perú), mostra como empresas e governos estaduais e municipais estão tomando a frente de países e assumindo metas climáticas de longo prazo em linha com a ciência climática. Para várias cidades e empresas está mais do que clara a necessidade de ação pela estabilização do clima.

Elaborado em parceria com a Konrad-Adenauer-Stiftung (KAS), o estudo “Aproveitando oportunidades de colaboração entre cidades e empresas para economias sustentáveis” (título em português) analisa os dados da pesquisa anual sobre mudanças climáticas respondida por 46 governos municipais e 80 empresas da América Latina. Os resultados apontam os riscos decorrentes das mudanças climáticas para as cidades e as empresas que nelas operam e como algumas cidades já estão atuando em colaboração para mitigação e adaptação às mudanças climáticas.

De acordo com o relatório:

• Em 2014, 35 empresas, 22 cidades e 9 estados e regiões em todo o mundo estabeleceram metas que alcançam até 100% de redução de emissões de gases de efeito estufa com prazos que se estendem até 2050.

• Entre algumas das grandes corporações que assumiram metas de longo prazo para reduzir substancialmente suas emissões em até 100% em 2050 estão incluídas a Honda Motor Company, National Grid e EMC Corporation.

• No total, 41 empresas já se comprometeram a estabelecer metas baseadas na ciência que estão alinhados com o teto de 2°C de aquecimento global

• Isso faz parte de uma tendência mais ampla: as empresas estão começando a perceber que são necessárias transformações para reduzir as emissões a um nível tal que garanta a continuação dos negócios de forma competitiva em um futuro de baixo carbono.

• Mais de 80% das 500 maiores empresas do mundo se comprometeram a reduzir suas emissões estabelecendo metas absolutas de redução, metas relativas de intensidade de carbono ou metas específicas para emprego de energia renovável. Um número cada vez maiorrenato de empresas dentro deste grupo está olhando para além do curto prazo e definindo de metas de redução de emissões de longo prazo que se estendem por suas cadeias de valor.

Acesse o relatório (em inglês).

Site do Carbon Disclosure Project CDP (Inglês)

Site em português do CDP

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Jornalista, pós-graduado em Ciências Ambientais (UFRJ); 20 anos de experiência na área de comunicação, jornalismo, edição de livros, revistas, sites, blogs e gestão de equipes; consultor/formador do primeiro Curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD, São Tomé e Príncipe, setembro 2014); integrante da Delegação Oficial da Câmara Brasil Alemanha para visita à IFAT Entsorga 2010 (Feira Internacional de Água, Esgoto, Lixo e Reciclagem), em Munich (Alemanha); organizador e coautor do livro “A Questão ambiental – Desenvolvimento e Sustentabilidade (Rio de Janeiro: Funenseg, 2004); autor de artigos, palestrante e mediador (congressos, debates, painéis) nas áreas de comunicação, seguro, meio ambiente, educação ambiental e sustentabilidade; coautor do projeto “Proposta de ações de educação ambiental para a Ilha Primeira, Barra da Tijuca – RJ” (Brasil, 2005); editor, videomaker e jurado de festivais de cinema ambiental.
Esse post foi publicado em Cambio climático, Carbono, Cidades Sustentáveis, Clima, Climate Change, Comunidades, Consciência ambiental, Consumo, COP 20 Lima, COP 20 Lima 2014, COP20 Lima Peru 2014, Desenvolvimento, Desenvolvimento sustentável, Economia, Economia Verde-Green Economy, Empresas, Estudos ambientais, Gases do Efeito Estufa, Gestão sustentável, Human activities and climate change, Impactos ambientais, Jornalismo Ambiental, Mudança climática, Perú 2014, Responsabilidade corporativa, Responsabilidade Social Empresarial RSE, Responsabilidade socioambiental, Sustainable Cities, Sustentabilidade e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s