3 de dezembro: Dia Internacional de Luta Contra os Agrotóxicos

Campanha Agrotóxico Mata

Por Cerys Tramo​ntini, Coordenadora de voluntários da 350.org Brasil

O que são agrotóxicos?
Os agrotóxicos são substâncias químicas (herbicidas, pesticidas, hormônios e adubos químicos) utilizadas em produtos agrícolas e pastagens, com a finalidade de alterar sua composição, e assim, preserva-los da ação danosa de seres vivos ou substâncias nocivas.

Quais são seus danos?
Hoje, o Brasil é um dos maiores compradores e utilizadores de agrotóxicos do mundo. As intoxicações por essas substâncias estão aumentando abruptamente, entre os trabalhadores rurais, pelo fato deles ficarem expostos ao produto, e por entre pessoas em geral que se contaminam por meio da ingestão desses alimentos tratados com o agrotóxicos.

Em que alimentos os agrotóxicos podem ser encontrados?
Eles podem ser encontrados em vegetais (verduras, legumes, frutas e grãos), açúcar, café, mel. Alimentos de origem animal (leite, ovos, carnes e frangos) podem conter substâncias nocivas que chegam a contaminar a musculatura, o leite e os ovos originados do animal, quando ele se alimenta de água ou ração contaminadas. Um mal à natureza e um perigo à saúde.

Problemas de saúde também estão ligados diretamente com o uso do agrotóxico, como por exemplo: o Mal de Alzheimer e transtorno do déficit de atenção com hiperatividade em crianças. A Agência de Proteção Ambiental dos EUA (EPA) considera esse composto como possível carcinogênico.

O agrotóxico faz mal à natureza e ao meio ambiente?
Segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o uso intenso de agrotóxicos causa a degradação dos recursos naturais como, solo, água, flora e fauna, em alguns casos de forma irreversível, levando a desequilíbrios biológicos e ecológicos. Além de agredir a saúde, o agrotóxico também contribui com o empobrecimento do solo. Estudos mostram que a utilização de pesticidas reduz a eficiência da fixação de nitrogênio realizada por micro-organismos, o que faz com que o uso de fertilizantes seja cada vez mais necessário.

Qual os sintomas em humanos contaminados?
Quando mal utilizados, os agrotóxicos podem provocar três tipos de intoxicação: aguda, subaguda e crônica. Na aguda, os sintomas surgem rapidamente. Na intoxicação subaguda, os sintomas aparecem aos poucos: dor de cabeça, dor de estômago e sonolência. Já a intoxicação crônica, pode surgir meses ou anos após a exposição e pode levar a paralisias e doenças, como o câncer.

Alguns consumidores, não satisfeitos em consumir os produtos convencionais com agrotóxicos e estão exigindo a produção de alimentos fabricados e armazenados sem agrotóxicos. Os chamados alimentos orgânicos são isentos de agrotóxicos e estão ganhando a atenção dos consumidores.

Descubra uma feira orgânica perto de você, clique aqui!

A 350.org apoia essa luta. junte-se também, conscientize-se no dia 3 de dezembro sobre os danos que os agrotóxicos provoca. Clique aqui e participe!

Um abraço e até breve.

Veja também:

Fiocruz, Inca e Abrasco alertam para o risco do uso de agrotóxicos

Movimentos se mobilizam contra os agrotóxicos e a favor da agroecologia

Pesquisadores e movimentos sociais se unem contra os agrotóxicos

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Agricultura, Aquecimento global, Consciência ambiental, Conservação, Consumo, desmatamento na Amazônia brasileira, Economia Verde-Green Economy, Impactos ambientais, Jornalismo Ambiental, Jornalismo investigativo, Mudança climática, Poluição, Saúde e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s