Série Especial “São Tomé e Príncipe”: a questão ambiental, a prevenção e a sensibilização

Por Lager Ramos

A questão ambiental em S.T.P. é um dos problemas que devemos nos preocupar muito. Se nós não contribuirmos para preservação do nosso ambiente poderemos ter problemas posteriormente.

Como é de conhecimento de todos, a mudança climática está acelerando a cada dia que passa. Com esta mudança do clima, pode haver muitos problemas, riscos e consequências para toda a nossa população, incluindo também todas as nossas comunidades costeiras. Para que estes problemas não aconteçam, devemos prever.

A pobreza é uma questão muito preocupante. A pobreza que afeta o país leva os homens a destruir o nosso próprio ambiente. Pode haver uma solução por meio da melhoria de condições de vida da população e da sensibilização.

Portanto, o ambiente só pode estar saudável se colaborarmos para que tais impactos não aconteçam, mesmo na extração abusiva da areia. Por isso, cabe aos jornalistas ambientais criar algo de modo a intimidar os que fazem tais práticas.

Lager Ramos é estagiário de jornalismo ambiental em São Tomé e Príncipe

*Texto escrito para oficina do curso de Comunicação e Jornalismo Ambiental promovido pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) em associação ao projeto Sistema de Alerta Precoce do governo de São Tomé e Príncipe por meio do Ministério das Obras Públicas, Infraestruturas, Recursos Naturais e Meio Ambiente / Instituto Nacional de Meteorologia. (Setembro 2014)

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Cambio climático, Clima, Climate Change, Comunidades, Consciência ambiental, Desenvolvimento, Human activities and climate change, Impactos ambientais, Jornalismo Ambiental, Jornalismo investigativo, Mares e oceanos, Mudança climática, Projetos ambientais, São Tomé e Príncipe, Sistema Alerta Precoce STP, Solidariedade e marcado , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s