Manchester junta-se à campanha da ONU sobre cidades resistentes

Cidade britânica é a primeira do país a ser reconhecida como “modelo de resiliência total”; iniciativa já tem 2 mil membros em todo o globo.

 
Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York

A Grande Manchester, no norte da Inglaterra, tornou-se na segunda-feira a primeira cidade britânica a participar da campanha da ONU sobre Cidades Resilientes.
Manchester foi reconhecida por ser “modelo de resiliência total”. A cidade implementou na íntegra os 10 pontos sobre o enfrentamento de desastres.

Rede
Em comunicado, a chefe do Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desatres, Unisdr (na sigla em inglês), Margareta Wahlström, disse que Manchester passa a integrar uma rede de mais de 2 mil membros em todo o globo.

A cidade inglesa, segundo a ONU, hamorniza o uso da terra, do planejamento e a redução de desastres.

Para Wahlström, a nova integrante da lista representa um grande impulso para a campanha e deve incentivar outras cidades a aprender ainda mais com o manual britânico.

Margareta Wahlström. Foto: Unric Bruxelas

Margareta Wahlström. Foto: Unric Bruxelas

Passo Fundamental
O vereador Mike Conolly lembrou que Manchester tem grandes rios e está exposta a uma série de riscos de mudança climática e de temperatura.

Além disso, Manchester corre riscos de cheias, de ondas de calor, tempestades e vendavais. Conolly disse ainda que compreender a importância de se preparar para os desastres em vez de responder a eles é um passo fundamental para as cidades do século 21.

Uma das áreas da Grande Manchester, o condado de Trafford, dedicou parte do orçamento para apoiar até 400 pessoas que não tenham dinheiro para aquecer suas casas durante o inverno.

Os centros de atendimento oferecem garrafas de água quente, sopas, meias e chapéus, além de detectores de fumaça para os moradores.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Cidades Sustentáveis, Climate Change, Consciência ambiental, Desenvolvimento sustentável, Gestão sustentável, Mudança climática, Sustainable Cities, Sustentabilidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s