Manchester junta-se à campanha da ONU sobre cidades resistentes

Cidade britânica é a primeira do país a ser reconhecida como “modelo de resiliência total”; iniciativa já tem 2 mil membros em todo o globo.

 
Por Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York

A Grande Manchester, no norte da Inglaterra, tornou-se na segunda-feira a primeira cidade britânica a participar da campanha da ONU sobre Cidades Resilientes.
Manchester foi reconhecida por ser “modelo de resiliência total”. A cidade implementou na íntegra os 10 pontos sobre o enfrentamento de desastres.

Rede
Em comunicado, a chefe do Escritório das Nações Unidas para Redução de Riscos de Desatres, Unisdr (na sigla em inglês), Margareta Wahlström, disse que Manchester passa a integrar uma rede de mais de 2 mil membros em todo o globo.

A cidade inglesa, segundo a ONU, hamorniza o uso da terra, do planejamento e a redução de desastres.

Para Wahlström, a nova integrante da lista representa um grande impulso para a campanha e deve incentivar outras cidades a aprender ainda mais com o manual britânico.

Margareta Wahlström. Foto: Unric Bruxelas

Margareta Wahlström. Foto: Unric Bruxelas

Passo Fundamental
O vereador Mike Conolly lembrou que Manchester tem grandes rios e está exposta a uma série de riscos de mudança climática e de temperatura.

Além disso, Manchester corre riscos de cheias, de ondas de calor, tempestades e vendavais. Conolly disse ainda que compreender a importância de se preparar para os desastres em vez de responder a eles é um passo fundamental para as cidades do século 21.

Uma das áreas da Grande Manchester, o condado de Trafford, dedicou parte do orçamento para apoiar até 400 pessoas que não tenham dinheiro para aquecer suas casas durante o inverno.

Os centros de atendimento oferecem garrafas de água quente, sopas, meias e chapéus, além de detectores de fumaça para os moradores.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Cidades Sustentáveis, Climate Change, Consciência ambiental, Desenvolvimento sustentável, Gestão sustentável, Mudança climática, Sustainable Cities, Sustentabilidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s