Estados Unidos não financiarão mais projetos de carvão fora de seu território

Por Fabiano Ávilla, Instituto CarbonoBrasil
O governo norte-americano anunciou nesta terça-feira (29) que só ajudará financeiramente projetos de carvão em outros países caso não haja outra opção viável. Trata-se da mesma posição divulgada em julho pelo Banco Mundial.Segundo o Departamento do Tesouro, além de não investir mais em carvão fora do seu território, os Estados Unidos pressionarão investidores privados para que façam o mesmo, em uma tentativa de aumentar os financiamentos das fontes renováveis.“Com as economias em desenvolvimento embarcando em uma jornada para um futuro de energia limpa, o anúncio de hoje marca um passo importante para ajudá-los a alcançar esse objetivo”, declarou Lael Brainard, subsecretário de assuntos internacionais do Departamento do Tesouro.O presidente Barack Obama já havia afirmado em junho que os EUA iriam parar de investir em projetos estrangeiros de carvão, e que essa medida faria parte do seu Plano de Ação Climática.

Com relação aos investidores privados, um estudo feito pela Smith School of Enterprise and the Environment (SSEE), da Universidade de Oxford, afirmou no começo deste mês que 41 instituições, como fundos de pensão e grupos de investimentos, já possuem algum tipo de medida para diminuir a participação de empresas de combustíveis fósseis em seus portfólios.

Segundo o trabalho, essas companhias enfrentam sérios problemas de reputação e podem sofrer algo semelhante ao que aconteceu com a indústria do tabaco nos anos 1980, quando a conscientização dos males do cigarro provocou uma fuga de investidores.

No entanto, os pesquisadores destacam que as gigantes de energia fóssil estão longe de quebrar, já que costumam ser altamente lucrativas e sempre haverá aqueles dispostos a continuar financiando suas atividades.

“O resultado final da estigmatização, que já está em andamento nas companhias de combustíveis fósseis, representa uma ameaça muito maior em longo prazo do que a simples não captação de investimentos. Por exemplo, empresas que sejam constantemente citadas na imprensa relacionadas a uma imagem ruim acabam afugentando fornecedores, empregados e clientes”, explica o estudo.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Aquecimento global, Cambio climático, Carbono, Clima, Climate Change, Consciência ambiental, Consumo, Economia Verde-Green Economy, Energia, Impactos ambientais, Responsabilidade socioambiental, Sustentabilidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Estados Unidos não financiarão mais projetos de carvão fora de seu território

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s