A luz que o Sol traz depois de se pôr (parte 2)

As células fotovoltaicas que geram a energia para mover o sistema de bombeamento da Vila Alencar ficam instaladas em balsas. Foto: Elizabeth Oliveira

As células fotovoltaicas que geram a energia para mover o sistema de bombeamento da Vila Alencar ficam instaladas em balsas. Foto: Elizabeth Oliveira

Por Elizabeth Oliveira, O ECO

A Vila Alencar é outra comunidade ribeirinha do município de Uarini, onde os seus 131 moradores (25 famílias) conhecem bem os efeitos da carência de fornecimento de energia elétrica. Como se não bastasse enfrentar a escuridão, o abastecimento de água também ficava comprometido, o que levava as famílias à dependência direta dos rios da redondeza. Na época de seca nessa região de várzea, fortemente influenciada pela sazonalidade de chuvas, as longas caminhadas em busca de água para cozinhar e cuidar das tarefas domésticas deixavam adultos e crianças exaustos. Não por acaso, o sistema de bombeamento de água movido à energia solar, recentemente instalado, foi tão comemorado pelos moradores.

A iniciativa da Vila Alencar é parte do Programa Qualidade de Vida, do Instituto Mamirauá, que já instalou 12 sistemas semelhantes em comunidades ribeirinhas das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, beneficiando cerca de 1.000 moradores. Os painéis fotovoltaicos são instalados em uma base de madeira flutuante que pode ser deslocada dentro do rio que abastece a localidade. A distribuição ao reservatório comunitário ocorre após pré-tratamento da água. O alcance do projeto foi reconhecido pelo Prêmio Finep de Inovação 2012, onde foi vencedor na categoria Tecnologias Sociais, inicialmente em nível regional e, depois, na etapa nacional).

Leia a segunda parte da reportagem.

Leia também:

A luz que o Sol traz depois de se pôr (parte 1)

A luz que o Sol traz depois de se pôr (parte 3)

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Aquecimento global, Comunidades, Consciência ambiental, Consumo, Economia Verde-Green Economy, Energia, Energia fotovoltaica, Energia solar, Energias renováveis, Environmental journalism, Jornalismo Ambiental, Potencial econômico, Programas ambientais, Projetos ambientais, Responsabilidade socioambiental, Sustentabilidade, Tecnologia ambiental e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A luz que o Sol traz depois de se pôr (parte 2)

  1. Pingback: A luz que o Sol traz depois de se pôr (parte 3) | Comunicação Ambiente Sustentabilidade

  2. Pingback: A luz que o Sol traz depois de se pôr (parte 1) | Comunicação Ambiente Sustentabilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s