A luz que o Sol traz depois de se pôr (parte 2)

As células fotovoltaicas que geram a energia para mover o sistema de bombeamento da Vila Alencar ficam instaladas em balsas. Foto: Elizabeth Oliveira

As células fotovoltaicas que geram a energia para mover o sistema de bombeamento da Vila Alencar ficam instaladas em balsas. Foto: Elizabeth Oliveira

Por Elizabeth Oliveira, O ECO

A Vila Alencar é outra comunidade ribeirinha do município de Uarini, onde os seus 131 moradores (25 famílias) conhecem bem os efeitos da carência de fornecimento de energia elétrica. Como se não bastasse enfrentar a escuridão, o abastecimento de água também ficava comprometido, o que levava as famílias à dependência direta dos rios da redondeza. Na época de seca nessa região de várzea, fortemente influenciada pela sazonalidade de chuvas, as longas caminhadas em busca de água para cozinhar e cuidar das tarefas domésticas deixavam adultos e crianças exaustos. Não por acaso, o sistema de bombeamento de água movido à energia solar, recentemente instalado, foi tão comemorado pelos moradores.

A iniciativa da Vila Alencar é parte do Programa Qualidade de Vida, do Instituto Mamirauá, que já instalou 12 sistemas semelhantes em comunidades ribeirinhas das Reservas de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá e Amanã, beneficiando cerca de 1.000 moradores. Os painéis fotovoltaicos são instalados em uma base de madeira flutuante que pode ser deslocada dentro do rio que abastece a localidade. A distribuição ao reservatório comunitário ocorre após pré-tratamento da água. O alcance do projeto foi reconhecido pelo Prêmio Finep de Inovação 2012, onde foi vencedor na categoria Tecnologias Sociais, inicialmente em nível regional e, depois, na etapa nacional).

Leia a segunda parte da reportagem.

Leia também:

A luz que o Sol traz depois de se pôr (parte 1)

A luz que o Sol traz depois de se pôr (parte 3)

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Aquecimento global, Comunidades, Consciência ambiental, Consumo, Economia Verde-Green Economy, Energia, Energia fotovoltaica, Energia solar, Energias renováveis, Environmental journalism, Jornalismo Ambiental, Potencial econômico, Programas ambientais, Projetos ambientais, Responsabilidade socioambiental, Sustentabilidade, Tecnologia ambiental e marcado , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para A luz que o Sol traz depois de se pôr (parte 2)

  1. Pingback: A luz que o Sol traz depois de se pôr (parte 3) | Comunicação Ambiente Sustentabilidade

  2. Pingback: A luz que o Sol traz depois de se pôr (parte 1) | Comunicação Ambiente Sustentabilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s