Projeto Pacto das Águas 2013

O Projeto Pacto das Águas, desenvolvido com patrocínio da Petrobras por meio do Programa Petrobras Ambiental,de atuação colheu reconhecimento e respeito em toda a região. Tanto que é tida como uma das mais bem sucedidas experiências em alternativas de geração de renda pautadas na conservação das florestas na Amazônia.

Em números, a iniciativa apoiou a proteção de 880 mil hectares na Amazônia meridional, envolvendo diretamente 2.500 pessoas com atividades de manejo florestal comunitário. Elas produziram entre 2003 e 2013 cerca de 1500 toneladas de castanha-do-Brasil com casca beneficiadas e 90 toneladas de látex de seringueira nativa. Isso representou algo em torno de R$ 4,5 milhões às comunidades em uma década, oportunizando conservação da biodiversidade e manutenção dos modos de vida dos povos da floresta.

Esses resultados tiveram impactos positivos internos e externos ao projeto que, por conseguir abranger e cativar outros grupos mesmo fora do escopo de atuação inicial, tomou características de programa regional. Graças ao seu alto grau de replicabilidade, as ações do Pacto das Águas vêm servindo como referência a outros povos da região noroeste de Mato Grosso e sudeste de Rondônia, que começaram a reativar ou potencializar o trabalho, principalmente com a castanha-do-Brasil.

Veja também:

Floresta boa é floresta em pé! Projeto do PNUD no Brasil com parceiros locais no noroeste do estado do Mato Grosso comprova que benefícios gerados pela conservação da flora contribuem para a sustentabilidade e o desenvolvimento de comunidades tradicionais e indígenas e fomenta a economia local

Forest good is standing forest!

Ecological and Economic Transformation in Brazil

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Agricultura, Amazônia Legal, Biodiversidade, Capacitação, Comunidades, Consciência ambiental, Conservação, Consumo, Desenvolvimento sustentável, Documentários ambientais, Economia Verde-Green Economy, Educação ambiental, Financiamentos, Florestas, Gestão sustentável, Potencial econômico, Projetos ambientais, Recursos naturais, Responsabilidade socioambiental, Solidariedade, Sustentabilidade e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s