Estudo detalha que tipo de transporte possui a menor pegada de carbono

Por Fabiano Ávila, Instituto CarbonoBrasil

Do ponto de vista das emissões de gases do efeito estufa (GEEs), uma viagem de mil quilômetros é melhor ser feita de avião, trem ou automóvel? O bom senso sugere que a resposta seria trem, mas um novo estudo afirma que um carro pequeno levando três ou mais pessoas emite a mesma quantidade de GEEs per capita ou ainda menos.

Essa foi a conclusão a que chegaram pesquisadores do Instituto para Análise de Sistemas Aplicados (IIASA) e do Centro Internacional de Pesquisa Ambiental e Climática (CICERO) em um trabalho publicado nesta semana no periódico Environmental Science and Technology.

“Viajar sozinho em um carro grande pode ser tão ruim para o clima quanto voar, mas dividir um carro pequeno com outras pessoas resulta em um impacto tão baixo quanto viajar de trem”, afirmou Jens Borken-Kleefeld, um dos autores do estudo.

Uma viagem de mil quilômetros em um carro grande emite até 250kg de dióxido de carbono (CO2) , enquanto a mesma distância percorrida em trem ou em um carro pequeno com pelo menos três pessoas resulta em uma emissão per capita de 50kg.

Os pesquisadores afirmam que as viagens aéreas são de longe as que mais emitem GEEs, pois além de queimarem combustíveis fósseis, os aviões alteram a formação de nuvens do tipo Cirrus, que possuem um grande impacto no clima.

Estudos anteriores já haviam calculado as pegadas de carbono dos diferentes tipos de transportes, mas geralmente levando em conta médias para todo o sistema. Segundo o novo trabalho, esse tipo de abordagem deixa escapar os impactos climáticos provenientes de outros poluentes que não o CO2 e questões como o compartilhamento de um veículo.

Os pesquisadores concluem que a melhor maneira de lidar com as emissões do transporte seria a adoção de padrões de eficiência e investimentos em combustíveis alternativos.

Para aqueles que desejam diminuir sua própria pegada de carbono, Borken-Kleefeld recomenda: “evite voar sempre que possível ou possuir carros grandes. Sempre prefira ir de ônibus, trem ou dividindo um carro com amigos.”

 
Citação: Borken-Kleefeld, Jens, Jan Fuglestvedt, and Terje Berntsen, 2013. Mode, load, and specific climate impact from passenger trips. Environmental Science and Technology: Just accepted manuscript. doi: 10.1021/es4003713

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Carbono, Clima, Consciência ambiental, Estudos ambientais, Gases do Efeito Estufa, Impactos ambientais, Mudança climática, Pesquisas ambientais, Poluição e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s