I Seminário de Jornalismo em Saúde e Ambiente na Amazônia: chamada de artigos

A Comissão Científica do I Seminário de Jornalismo em Saúde e Ambiente na Amazônia torna pública a chamada de trabalhos para a primeira edição do evento, a ser realizada de 16 a 19 de julho de 2013, em Manaus – AM. O evento acolhe textos de pesquisadores brasileiros e estrangeiros que abordem temáticas concernentes aos eixos centrais do I Seminário de Jornalismo em Saúde e Ambiente na Amazônia e se encaixem em uma das três categorias de trabalho, conforme definido pelo presente edital.

1. Escopo, objetivos e ementa –  A comunicação, e especialmente o jornalismo, têm um papel relevante a desempenhar, na medida em que contribuem para a popularização do debate, bem como para a formação da opinião pública acerca das importantes decisões que precisam ser tomadas coletivamente.

Assim, o objetivo deste I Seminário de Jornalismo em Saúde e Ambiente na Amazônia é realizar um balanço das pesquisas do Jornalismo e da Comunicação sobre a região, bem como da cobertura da imprensa brasileira sobre estes temas, e discutir o papel que o Jornalismo e a Comunicação desempenham na transição para um mundo mais sustentável. Convidamos os pesquisadores a enviar submissões que analisem todos os aspectos de comunicação relacionados à sustentabilidade, com particular interesse em estudos de Jornalismo Científico, Divulgação Científica e Comunicação em Saúde e Comunicação Socioambiental. Encorajamos contribuições de grupos de pesquisa, graduados, graduandos, pós-graduados, pós-graduandos e profissionais. Artigos oriundos de pesquisas e reflexões fora do escopo desta chamada serão aceitos, desde que tratem de objetos relacionados aos temas saúde e ambiente na Amazônia e suas relações com o Jornalismo e a Comunicação.

2. Categorias para apresentação de trabalhos – Os interessados em apresentar trabalho no I Seminário de Jornalismo em Saúde e Ambiente na Amazônia devem submetê-lo a uma das seguintes categorias:

2.1. Comunicações Livres – Acolherá textos propostos por pós-graduandos e pós-graduados.

2.2. Iniciação Científica – Reservada para trabalhos de graduados e graduandos, bolsistas de iniciação científica ou extensão. Em caso de trabalhos de graduandos é obrigatória a assinatura conjunta do orientador como segundo autor. A coautoria do professor-orientador não inviabiliza sua participação como primeiro autor de proposta na sessão de Comunicações Livres.

2.3. Relatos de Práticas e Experiências – Sessão destinada a textos que reflitam sobre práticas, projetos ou ações em jornalismo ou comunicação que abordem os temas do evento, submetidos por profissionais da área não ligados a programas de pós-graduação e grupos de pesquisa.

Serão aceitos trabalhos com até três autores, exceto no caso de Grupos ou Projetos de Pesquisa devidamente registrados e identificados em nota de rodapé no texto. Cada autor somente poderá submeter um texto, com a ressalva para os casos de orientadores dos trabalhos de Iniciação Científica, conforme explicitado no item 2.2.

3. Da formatação dos artigos – Os artigos de Comunicações Livres e Iniciação Científica deverão ser enviados no modelo Resumo Expandido, com 1.800 a 2.500 caracteres, espaçamento 1,5, Fonte Times New Roman, justificado e conter os seguintes itens:
·         Título do Trabalho;
·         Autores, com email do autor principal;
·         Introdução;
·         Objetivos;
·         Metodologia;
·         Resultados;
·         Conclusão;
·         Referências bibliográficas.
O modelo Relato de Experiência deve ter no máximo 03 (três) páginas e conter os seguintes itens:
·         Título;
·         Autores com e-mail do autor principal;.
·         Informações sobre o(s) autores: Formação, Instituição, Departamento, Endereço, Telefone e e-mail (1º autor) e formação e instituição para os demais autores. A composição do artigo fica a critério do autor.

4. Submissão dos textos – Os trabalhos serão recebidos de 15 de maio a 05 de junho. Serão aceitos somente trabalhos em português.

Os trabalhos devem ser enviados já revisados e no prazo estabelecido ao endereço seminariojornalismoamazonia@gmail.com.

Trabalhos fora da formatação solicitada não serão avaliados.

5. Avaliação, seleção e publicação dos resultados – O processo de avaliação será gerenciado pela coordenação da Comissão Científica. Os trabalhos que estiverem adequados às regras estabelecidas serão avaliados em seu mérito científico no sistema double blind peer review, ou seja, por dois membros da Comissão e sem a identificação dos autores. Caberá ao coordenador do processo fazer a criteriosa distribuição dos trabalhos submetidos evitando conflitos de interesse (relações de orientação e de pesquisa). Serão consideradas aprovadas nas categorias Comunicações Livres e Relatos de Práticas e Experiências somente as comunicações que receberem dois pareceres favoráveis.

À critério da Comissão, trabalhos submetidos à categoria Iniciação Científica poderão receber sugestões de alterações, ficando seu aceite final condicionado aos ajustes e devolução no prazo estabelecido. Nesse caso, a não devolução do texto em segunda versão resultará em descredenciamento da listagem final de aceites. Não caberá recurso ao parecer da Comissão.

Casos de empate serão decididos por um terceiro parecerista indicado pela Comissão. O trabalho será avaliado sob os seguintes critérios: pertinência ao campo da pesquisa em comunicação em saúde e ambiente na Amazônia; relevância científica; explicitação do problema, objetivos e resultados; adequação da bibliografia trabalhada; qualidade da reflexão teórica e/ou empírica; explicitação e consistência da metodologia (quando pertinente); domínio da linguagem científica.

Serão selecionados até 30 trabalhos, tendo como diretriz os seguintes sub-totais: até 10 trabalhos para a categoria de Comunicações Livres; até 10 trabalhos para a categoria de Iniciação Científica; e até 10 Relatos de Experiências.

Todos os trabalhos serão apresentados na modalide Oral.

6. Inscrição e publicação nos anais – Após a publicação da listagem definitiva de aceites, os autores dos trabalhos selecionados deverão efetuar sua inscrição no prazo estipulado, para garantir a publicação do texto nos Anais do evento. Na hipótese de aceitação do trabalho para apresentação no Congresso, automaticamente o(s) autor(s) estará (ão) outorgando ao Instituto Leônidas e Maria Deane – Fiocruz Amazônia o direito de reprodução do texto nos Anais do I Seminário de Jornalismo em Saúde e Ambiente na Amazônia. Na hipótese de coautoria, todos os autores que desejarem certificado, inclusive professores-orientadores, deverão efetuar sua inscrição no evento.

7. Síntese das datas (ano 2013)
Lançamento do edital: 10 de maio
Período de recebimento de trabalhos: 15 de maio a 05 de junho
Divulgação dos trabalhos aceitos:
a)    Comunicações Livres (resultado final): 20 de junho
b)    Relatos de práticas e experiências (resultado final): 20 de junho
c)    Iniciação Científica – Fase 1: 20 de junho
·         Período de ajustes para trabalhos aceitos com condicionantes (somente para Iniciação Científica): 20 a 23 de junho
·         Recebimento dos trabalhos após a revisão (somente para Iniciação Científica): 23 a 25 de junho
·         Divulgação final dos aceites para Iniciação Científica: 26 de junho
·         Inscrição para inclusão nos anais: 01 a 15 de julho
·         Realização do I Seminário de Jornalismo em Saúde e Ambiente na Amazônia: 16 a 19 de julho.

8. Casos omissos – Os casos omissos serão decididos de forma colegiada pela Comissão Científica. Não caberá recurso ao julgamento da Comissão.

Coordenação
Fabrício Ângelo – Instituto Leônidas e Maria Deane / Fiocruz Amazônia
Gisele Neuls – Anhanguera / Uniderp

Comissão Científica
Profa. Dra. Ilza Girardi (UFRGS)
Prof.   Dr. Reges Schwaab (UFOP)
Prof.   Dr. Leonel Aguiar (PUC-RJ)
Profa. Me. Gisele Neuls (Anhaguera/Uniderp)
Prof.   Me. Fabrício Fonseca Ângelo (ILMD / Fiocruz Amazônia)

Manaus, 10 de maio de 2013

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Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
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