Centro Rio+ inicia operações com acordo para se instalar na capital fluminense

O Centro Rio+ vai facilitar a pesquisa, o intercâmbio de conhecimentos e promover odebate internacional sobre o desenvolvimento sustentável.

Centro de Excelência em Gás Natural (CEGN), da Coppe/UFRJ. Divulgação/Coppe-UFRJ

Centro de Excelência em Gás Natural (CEGN), da Coppe/UFRJ. Divulgação/Coppe-UFRJ

do PNUD Brasil

No último dia da Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável – Rio+20, o Brasil anunciou a criação do Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável  (Centro Rio+), em parceria com o PNUD, outros organismos da ONU, sociedade civil, universidades e o setor privado. Menos de um ano após a assinatura da carta de intenções para a sua criação, o Centro Rio+ já é uma realidade.

Em uma cerimônia realizada no início do mês (06/05), foi assinado o termo de acordo através do qual o Instituto Alberto Luiz Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa em Engenharia (COPPE/UFRJ) colocou oficialmente à disposição do PNUD as instalações para o escritório do Centro Rio+. A cerimônia também marcou o início das operações do Centro, onde a equipe internacional contratada já começou a trabalhar.

As assinaturas da cerimônia foram (da esq, à dir., no sentido horário, na foto ao abaixo): o Professor Luiz Pinguelli Rosa,  Diretor do Instituto Alberto Coimbra de Pós-Graduação e Pesquisa de Engenharia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (COPPE/UFRJ), Professor Segen Farid Estefen, Diretor-Superintendente da COPPETEC, Professor José Carlos Costa da Silva Pinto, Diretor-Executivo da COPPETEC e Jorge Chediek, Representante Residente do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD).

Cerimônia de assinatura termo de acordo para uso das instalações da Coppe/UFRJ pelo escritório do Centro Rio+. Fotos: Carolina Silva/Coppe-UFRJ

Cerimônia de assinatura termo de acordo para uso das instalações da Coppe/UFRJ pelo escritório do Centro Rio+. Fotos: Carolina Silva/Coppe-UFRJ

De acordo com a carta de intenções, até que sua futura sede seja estabelecida, o Centro Rio+ funcionará provisoriamente nas instalações colocadas à disposição pela COPPE/UFRJ.

O Centro Rio+ vai facilitar a pesquisa, o intercâmbio de conhecimentos e promover o debate internacional sobre o desenvolvimento sustentável. Vai reunir um amplo consórcio internacional de parceiros, composto por agências governamentais, organizações não-governamentais, universidades, grupos de reflexão e do setor privado.

O Centro Rio+ já conta com o apoio de quase 25 instituições brasileiras e internacionais, o que demonstra o sucesso alcançado pela iniciativa, bem como a natureza inclusiva e participativa de sua concepção.

O Centro Mundial para o Desenvolvimento Sustentável já está funcionando no primeiro andar do prédio do Centro de Excelência em Gás Natural (CEGN), na Rua Paulo Emilio Barbosa, 485, Bloco I-1, Cidade Universitária, no Campus da Universidade Federal do Rio de Janeiro , na “Ilha do Fundão”, Rio de Janeiro, RJ, Brasil. A cerimônia oficial de lançamento do Centro Rio+, com a presença de autoridades da ONU, governo brasileiro e demais parceiros, está prevista para este ano.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Desenvolvimento sustentável, Pesquisa acadêmica, Pesquisas ambientais, Rio de Janeiro, Rio+20, Sustentabilidade e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s