Emirados Árabes Unidos inauguram maior usina de concentração solar do planeta

Portal Carbono Brasil - Emirados Árabes Unidos inauguram maior usina de concentração solar do planeta - seg 18 mar 2013

 

Por Fabiano Ávila, do Instituto CarbonoBrasil

Mesmo sendo um dos maiores produtores de petróleo do mundo, os Emirados Árabes Unidos também estão buscando reduzir suas emissões de gases do efeito estufa e estão fazendo isso aproveitando o potencial energético do sol do deserto.

O país inaugurou neste fim de semana a usina de concentração solar Shams 1, com a capacidade de gerar 100MW, o suficiente para atender 20 mil residências. Trata-se da maior instalação desse tipo em operação no mundo.

A gigantesca usina custou mais de US$ 600 milhões e cobre uma área de 2,5 quilômetros quadrados, possuindo 258 mil espelhos e 768 coletores de raios solares. Na tecnologia de concentração solar não se usam painéis fotovoltaicos, mas espelhos que direcionam os raios solares para aquecer líquidos e criar vapor, que, por sua vez, acionam turbinas geradoras de eletricidade.

“Nossa região precisa buscar atender sua crescente demanda de energia ao mesmo tempo em que tenta reduzir sua pegada de carbono”, afirmou Ahmed Al Jaber, presidente da Masdar, que participou do consórcio de construção da nova usina.

Os Emirados Árabes Unidos possuem a meta de reduzir sua dependência de petróleo dos atuais 99% para 75% até 2030.

Instituto CarbonoBrasil / Mercado Ético

 

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Desenvolvimento sustentável, Energia, Energia solar, Energias renováveis, Sustentabilidade e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s