FSP USP lança mestrado profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade

A Faculdade de Saúde Pública (FSP) da USP acaba de lançar, por meio do de seu Departamento de Saúde Ambiental (HSA), o Curso de Mestrado Profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade, recentemente recomendado pela CAPES com conceito 5 – nota máxima para essa modalidade.

Esse curso objetiva promover a formação profissional stricto sensu com a  produção  de  conhecimento  aplicado, desenvolvimento de pensamento crítico,  aprimoramento de tecnologias e inovações, inclusive sociais, em processos de gestão e intervenção com foco intersetorial em ambiente, saúde e sustentabilidade. Sob a perspectiva de maior aproximação e colaboração entre o meio acadêmico e a gestão pública e privada este mestrado profissional visa contribuir para ampliar a importância da universidade pública mediante demandas da sociedade.

O curso está inserido no contexto da Pós-graduação da Faculdade de Saúde Pública, cujos cursos de Mestrado Acadêmico e de Doutorado já se encontram consolidados e em plena atuação. Desta forma contará com estrutura ampla de laboratórios, dos quais 7 de interesse mais direto para esta proposta (Geoprocessamento, Qualidade do Ar, Ventilação, Microbiologia Ambiental, Qualidade Físico-Química da Água e de Efluentes Líquidos e o de Informação em Saúde e Ambiente), todos equipados e mantidos com financiamento de pesquisas e convênios.

Como infraestrutura específica constam 21 salas para docentes e 4 para alunos, equipadas com computadores e acesso à internet. A biblioteca da Faculdade de Saúde Pública que é um centro de referência na área em âmbito mundial, contando vasto acervo em título (33.127) e volumes (375.000), uma coleção de 2.944 periódicos, (320.015 fascículos), acesso às principais bases de dados nacionais e internacionais. Pertence ao Sistemas de Bibliotecas da USP e do consórcio CRUESP (USP, UNESP e UNICAMP), o que viabiliza possibilidades imensas de pesquisa aos alunos e docentes.

A estrutura do curso prevê a área de concentração em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade composta por três linhas de atuação científico/tecnológica: “Gestão Ambiental e Sustentabilidade Urbana”, “Gestão em Serviços de Saneamento Ambiental” e “Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador”.

O Curso oferecerá 22 disciplinas, das quais 2 são obrigatórias, estão distribuídas de forma equilibrada entre as linhas de atuação (6 na linha de atuação “Gestão Ambiental e Sustentabilidade Urbana”, 8 na linha de atuação “Gestão em Serviços de Saneamento Ambiental” e 6 na linha de atuação “Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador”.

O Curso terá a duração de 2,5 anos e a primeira turma inicia-se já em 2013. As vagas são destinadas a interessados com formação em nível superior em áreas diversificadas.

A inscrição ao Processo Seletivo será dividida em duas etapas. A primeira, à prova de proficiência em inglês, estará aberta de 24/9/2012 a 31/10/2012 junto ao Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH/USP (informações para realizar a inscrição em: http://clinguas.fflch.usp.br/content/profici%C3%AAncia-em-ingl%C3%AAs); a segunda inscrição, à prova de português, será realizada de 24/9/2012 a 7/11/2012 na Secretaria do Departamento de Saúde Ambiental da FSP/USP. As provas acontecerão em 9 e 10 de novembro de 2012, das 14h30 às 16h30.

O mestrado profissional em Ambiente, Saúde e Sustentabilidade está sendo proposto no âmbito do Departamento de Saúde Ambiental da Faculdade de Saúde Pública da Universidade de São Paulo, cuja tradição na formação de recursos humanos na área, tanto acadêmica como de caráter profissional, é reconhecida como de excelência. Além disso, a trajetória do referido Departamento em Pós-graduação, sempre desde uma perspectiva de pesquisa aplicada, dá respaldo à iniciativa de inserir abordagem profissional integrada à já consolidada atuação em formação acadêmica.

Em vista desta experiência acumulada, a formulação da proposta considerou de forma consistente o contexto regional, nacional e internacional da temática do curso, incluindo aspectos do campo de conhecimento, do campo profissional, do campo da formação de recursos humanos, identificando as lacunas a serem supridas e o perfil de egresso necessário a atendê-las.

Já existem intercâmbios firmados pelo departamento e que representam forte diferencial para o curso, com os mais diferentes órgãos da esfera pública e privada, tendo sido citados: Núcleo de Apoio à Pesquisa em Mudanças Climáticas ; UNESCO; Observatório de Saúde da Região Metropolitana de São Paulo; Fórum Acidentes de Trabalho Análise Prevenção e Aspectos Associados, além de uma série de cooperações internacionais.

O Edital do Processo Seletivo pode ser consultado na página: www.fsp.usp.br/site/paginas/mostrar/2505

Mais informações pelo e-mail: mpsas@fsp.usp.br

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Capacitação, Cursos, Saúde, Sustentabilidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s