FilmAmbiente Festival 2012: vencedores retratam impactos nos ambientes natural e humano

Foto: Gabriel Brettas

Por Antonio Carlos Teixeira

O filme “Pó, o Processo do Amianto”, dos diretores Niccolò Bruna e Andrea Prandstraller, foi o grande vencedor (categoria Longa Metragem) da segunda edição do Festival FilmAmbiente. A cerimônia de encerramento, realizada na última quinta-feira (6/9), no Espaço Itaú de Cinema, em Botafogo, na zona sul do Rio de Janeiro, premiou também os filmes “O Tsunami e a Cerejeira em Flor”, como o melhor Curta Metragem; “O Despertar do Tigre Verde”, como o melhor filme na categoria “Relevância Jornalística”; e “Terra Sublevada, ouro impuro”, na categoria Júri Popular. Houve também três menções honrosas: “O Despertar do Tigre Verde”, na categoria Longa; e “Teclópolis” e “Passeio Matinal”, na categoria Curta.

Os filmes escolhidos têm entre suas temáticas exemplos bem atuais dos impactos que estão sendo submetidas as vertentes natural e humana do meio ambiente, sejam eles provenientes de catástrofes provocadas pela natureza ou vindas de ações antrópicas: da contaminação provocada por resíduos de amianto e de mineração a irreversíveis impactos ambientais e sociais causados por intervenções equivocadas em ecossistemas e comunidades, passando por consequências geradas por eventos naturais sobre ambientes humanos.

Niccolò Bruna, diretor do filme vencedor na categoria Longa, “Pó, o Processo do Amianto”, recebe o prêmio do ator e ambientalista Vitor Fasano. Foto: Gabriel Brettas

Pó, o Processo do Amianto” (Dust: the Great Asbestos Trial, Itália, 2011, 85 min.) acompanha os primeiros meses do julgamento dos maiores acionistas da Eternit na Itália, que terminou em fevereiro de 2012, com uma sentença pesada para os acusados, e narra histórias dos heróis diários de nosso tempo, chegando à triste conclusão que o uso do amianto está crescendo em todo o mundo.

Bárbara Veiga (fotojornalista e ambientalista), Clara Dias (aluna da OiKabum) e Manuelle Rosa (do Cineclube Nós do Morro), anunciam “O Tsunami e a Cerejeira em Flor” como o filme vencedor na categoria Curta Metragem. Foto: Gabriel Brettas

Em “O Tsunami e a Cerejeira em Flor” (The Tsunami and the Cherry Blossom, USA, 2011, 39 min.), a diretora Lucy Walker documenta como os sobreviventes das áreas mais atingidas pelo tsunami que afetou o Japão em março de 2011 encontram a coragem para revitalizar e reconstruir quando as cerejeiras começam a florescer.

O jornalista Antonio Carlos Teixeira anuncia o filme “O Despertar do Tigre Verde” como o vencedor do Prêmio Relevância Jornalística, concedido em parceria com a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental. Foto: Gabriel Brettas

O Despertar do Tigre Verde” (Waking the Green Tiger, Canadá, 2011, 78 min.), de Gary Marcuse, faturou o Prêmio Relevância Jornalistica – concedido em parceria com a Rede Brasileira de Jornalismo Ambiental (RBJA) -, ao investigar o nascimento do movimento verde na China, com base na ação de ativistas, camponeses e jornalistas, que se organizaram para impedir a construção de uma enorme barragem no rio YangTzé, no sudoeste do país. Com impressionantes imagens de arquivo jamais mostradas fora da China, e entrevistas com testemunhas e pessoas de dentro do governo, o documentário também conta a impressionante história das campanhas monumentais de Mao TseTung para dominar a natureza em nome do progresso.

Já o filme escolhido pelo Júri Popular, “Terra Sublevada, ouro impuro” (Disturbed Land, Argentina, 2012, 92 min.), escrito, dirigido e narrado por Fernando Solanas, mostra a atual situação na Argentina das mineradoras e as populações por elas afetadas. O cineasta denuncia como as políticas neoliberais implementadas pelo estado nos anos 90 proporcionaram a depredação dos metais e hidrocarbonatos do país, beneficiando grandes corporações no uso de substâncias tóxicas e na extração de riquezas, que levaram à contaminação da água e do meio ambiente.

Veja aqui a lista dos premiados.

Site do Festival FilmAmbiente 2012

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Consciência ambiental, Documentários ambientais, Eventos, Jornalismo Ambiental, Prêmios Ambientais e de Sustentabilidade, Rio de Janeiro, Vídeos Ambientais e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para FilmAmbiente Festival 2012: vencedores retratam impactos nos ambientes natural e humano

  1. Prezado Antonio, parabéns pelo maravilhoso trabalho aqui no blog! Muito boa a matéria sobre o filmambiente e otima parceria com a RBJA. Até mais!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s