Rio+20: Dilma encerra Conferência e exalta conquistas de “O Futuro que Nós Queremos”

Dilma e Ban Ki-Moon batem o martelo e encerram a Rio+20: "Um passo histórico foi dado para um mundo mais justo e mais próspero."  Foto Antonio Carlos Teixeira

Dilma e Ban Ki-Moon batem o martelo e encerram a Rio+20: “Um passo histórico foi dado para um mundo mais justo e mais próspero.” Foto Antonio Carlos Teixeira

 

Por Antonio Carlos Teixeira, editor do blog TerraGaia

“Um passo histórico foi dado para um mundo mais justo e mais próspero.”  Com essas palavras, a presidente brasileira Dilma Rousseff começou o seu discurso de encerramento da Rio+20. Na conferência que chamou de “a mais participativa da nossa história”, Dilma disse que O documento aprovado, chamado “O Futuro que  Nós Queremos” não retrocede nas conquistas que o mundo teve sobre desenvolvimento sustentável. “Ao contrário, avança”, ressaltou ela, ao citar o fortalecimento do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (PNUMA). “O Brasil está contribuindo com US$  milhões para que o PNUMA possa ajudar países mais pobres e insulares nas suas políticas de desenvolvimento sustentável”, anunciou.

Os discursos finais começaram com palavras de protesto e “ressalvas” ao texto final, por parte das delegações de Venezuela, Peru, Equador e Islândia. A ministra islandesa do Meio Ambiente, Dóris Leuthard, protestou contra a retirada da parte do documento que falava dos direitos reprodutivos das mulheres. Foi aplaudida.

Antes de Dilma, o secretário da Rio+20, Sha Zukang (que anunciou mais cedo que deixará a ONU), agradeceu à “extraordinária liderança do Brasil” durante a conferência e ressaltou que “o desenvolvimento sustentável é o único caminho para o planeta e a humanidade. Temos que continuar essa jornada.”

Já o secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon, disse em pronunciamento final que o documento aprovado na Rio+20 “é apenas o começo.” “O caminho começa agora. A estrada será longa e dura, pois muitas pessoas ainda passam fome no mundo”, enfatizou ele, que ontem havia manifestado nitidamente a sua insatisfação com o documento aprovado, falando, inclusive, que tinha faltado “ambição e coragem” ao texto.

A presidente brasileira disse ainda que o “futuro sustentável deve prevalecer sobre a crise que estamos passando, especialmente a Europa.” Segundo ela, as conquistas da Rio+20 farão o mundo avançar. “Saúdo a todos que permitiram a aprovação desse documento”, manifestou. Dilma também saudou os movimentos sociais que participaram da Rio+20, como a Cúpula dos Povos, e também todas as manifestações vindas de mulheres, jovens e indígenas pelas ruas do Rio de Janeiro.”O Rio de Janeiro mostrou, mais uma vez, a vibrante hospitalidade do povo brasileiro. As manifestações populares ocorridas na cidade foram a expressão da participação cidadã na Rio+20. Manifesto sinceros agradecimentos em nome do Brasil e do povo brasileiro,” saudou.

A presidente também saudou os empresários e disse que o sucesso da conferência também se deve em parte a eles. “Reafirmamos na Rio+20 que o multilateralismo é a via legítima para as soluções de problemas que atinge a todos,” apontou.

A presidente brasileira acredita que a conferência terá uma influência ativa e atuante nas novas gerações. “Estou convencida de que, assim como em 1992, a Rio+20 terá um efeito multiplicador para as gerações jovens”, enfatizou. Ao final, Dilma convidou todos para a Copa do Mundo de 2014 (que será realizada no Brasil e o Rio é uma das cidades-sede), bateu o martelo ao lado de Ban Ki-Moon e desejou: “Que o espírito do Rio esteja em todos nós. Declaro encerrada esta conferência.”

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Comunidades, Consciência ambiental, Desenvolvimento sustentável, Empresas, Impactos ambientais, Responsabilidade corporativa, Responsabilidade social, Responsabilidade Social Empresarial RSE, Responsabilidade socioambiental, Rio de Janeiro, Rio+20, Solidariedade, Sustentabilidade e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s