Rio+20: Documento final sai até dia 19, diz negociador brasileiro

image

O documento final da Rio+20 que será apresentado aos líderes mundiais será finalizado até a próxima terça-feira, dia 19. A afirmação foi feita agora há pouco pelo chefe dos negociadores brasileiros, o embaixador Luiz Alberto Figueiredo. “Agora é o momento de se discutir apenas o que é imprescindível. O prazo final é dia 19, mas esperamos terminar antes”, disse ele, na sede da Conferência, no Rio Centro.

A Rio+20 também foi palco de uma homenagem pelos 20 anos da Rio 92. O ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, disse que a Rio 92 foI um momento fundador das discussões sobre questões sociais e sustentáveis e também o início de debates fundamenrais, como as convenções sobre clima e desertificação.

O secretário da Rio+20, Sha Zukang, disse que tanto a Rio 92 quanto a Rio+20 celebram a liderança de um grande país, o Brasil. O ex-presidente Fernando Collor de Mello – presidente brasileiro na época da conferência – disse que o mundo na época da Rio 92 era totalmente diferente do mundo de hoje da Rio+20. Ele disse ainda que as negociações não podem retroceder. “Temos que evitar um cataclisma que se anuncia. Tenho certeza que a Rio+20 irá evitá-lo”, ressaltou.

O secretário da Rio 92, o canadense Maurice Strong, mostrou-se impressionado com a liderança do Brasil na Rio+20 e também elogiou a postura do país há 20 anos. “O Brasil não poderia ter sido melhor anfitrião em 1992. E hoje também está fazendo o melhor aqui na Rio+20, vinte anos depois”, assinalou.

image

Sobre a sua expectativa em torno dos resultados da conferência, Strong mostrou-se cauteloso. Há 20 anos, a Rio 92 foi muito exitosa. Mas desde então as condições se deterioraram. Os acordos para reduzir a pobreza não se realizaram”, enfatizou.

Para Strong, a Rio+20 não é apenas uma conferência sobre meio ambiente, mas sobre a nossa civilização. “As ações humanas estão causando risco para a civilização ou a nossa capacidade de civilização”, disse.

O ministro Patriota  disse que é preciso manter vivo o espírito do Rio para que seja possível criar um documento capaz de construir o futuro que desejamos.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Não categorizado e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s