Rio+20, Ciclo de Debates MMA: Paul Singer, o Mestre da Economia Solidária

image

O mestre Paul Singer deu uma aula sobre os fundamentos da economia solidária, Durante o primeiro painel do “Ciclo de Debates Para a Rio+20” que está sendo realizado pelo Ministério de Meio Ambiente, no auditório do Jardim Botânico, no Rio de Janeiro.

Ao participar da discussão sobre produção e consumo sustentáveis (encerrada há pouco), Singer enfatizou que a face perversa do capitalismo, “a competição” pura e simples, esta por trás do incentivo ao consumismo. “Vivemos numa sociedade irracional, que transforma a felicidade dos seres humanos num meio e não num objetivo, como quer a economia solidária”, ressaltou.

Segundo ele, a economia solidária – cuja teoria surgiu junto com a Revolução Industrial, no século 19 – não visa o lucro, mas o bem-estar das pessoas. “Os seres humanos, somos diferentes, mas podemos ser iguais em respeito”, apontou.

A proposta da economia solidária, disse Singer, é a construção de relações sociais onde não há vencedores e perdedores. “As conquistas têm que ser repartidas e justas. Esta é a essência da economia solidária”, destacou.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Não categorizado e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s