Rio+20: CIFOR realiza evento com a participação dos ministros do meio ambiente de Brasil e Noruega

Autoridades discutirão a importância crucial das florestas para uma economia verde

Apesar de ter sido deixadas de fora da agenda oficial da Rio+20, as florestas receberão a atenção dos ministros do Meio Ambiente do Brasil e da Noruega na conferência “Florestas: a 8a Mesa Redonda na Rio+20”. O evento será realizada na terça-feira, dia 19 de junho, no hotel Royal Tulip, em São Conrado, zona sul da cidade do Rio de Janeiro, a partir das 14h.

Os dois ministros vão se juntar a mais de 700 negociadores governamentais, líderes, ativistas e cientistas para discutir resultados de pesquisas e as mudanças políticas necessárias para superar os desafios fundamentais para o desenvolvimento, entre os quais algumas qualidades que dificilmente são reconhecidas nas florestas: o fornecimento sustentável de energia, a provisão de alimentos para uma população crescente, garantia de abastecimento de água potável e adaptação e redução dos impactos das mudanças climáticas.

O debate tem especial relevância para o Brasil, que abriga a maior floresta tropical do mundo, que recentemente foi sujeito a uma série de polêmicas alterações no Código Florestal nacional em meio a um rápido crescimento do setor da agroindústria de exportação em busca de mais terras para a produção de alimentos para atender demandas do mercado global. A ministra do Meio Ambiente do Brasil, Izabella Teixeira, discutirá a importância das florestas do Brasil para o desenvolvimento econômico e social, as lições aprendidas para alcançar tanto o significativo crescimento econômico como uma grande redução no desmatamento, e um equilíbrio entre o manejo florestal sustentável e a produção de commodities.

Desde 2007, o governo norueguês assumiu a liderança no apoio aos países em desenvolvimento, como o Brasil, para manter a sua cobertura florestal através da iniciativa liderada pela ONU para Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação florestal (REDD+). Seus proponentes esperam que o esquema de REDD+ ajudará a proteger as florestas do mundo, assinalando um valor monetário para seu potencial de armazenamento de carbono. Bård Vegar Solhjell, o recém-nomeado ministro norueguês do Meio Ambiente, juntamente com seis governadores do México, Peru, Brasil e Nigéria, como parte da Força Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas, vai discutir os desafios à frente para REDD+ e como o programa pode ser aproveitado para alcançar objetivos mais amplos de desenvolvimento sustentável que vão além das mudanças climáticas.

O Centro para Pesquisa Florestal Internacional (CIFOR) é uma organização global sem fins lucrativos dedicada ao avanço do bem-estar humano, à conservação ambiental e à equidade. Nossas pesquisas e análises de especialistas ajudam os tomadores de decisões políticas e profissionais a formular políticas efetivas, melhorar a gestão das florestas tropicais e considerar as necessidades e perspectivas das pessoas que dependem das florestas para sua subsistência. Para mais informações sobre a agenda e divulgação das pesquisas, acesse o site do CIFOR.

Informações:

Gabriela Ramírez Galindo
g.galindo@cgiar.org<mailto:g.galindo@cgiar.org>
Celular Lima: +51(1) 349 6017
Celular Brazil (June 15 al 22): +55 21 8271 1230
Skype: gabriela.rgalindo

Daniel Cooney
Gerente de comunicação
M (Indonésia): +62 811 900 3264
M (Brasil): +5521 6914 7933 (ativo apenas entre 14 a 24 de junho)
E-mail: d.cooney @ cgiar.org
Skype: danielcooney

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Comunidades, Consciência ambiental, Conservação, Desenvolvimento sustentável, Educação ambiental, Eventos, Florestas, Mudança climática, Preservação, Responsabilidade socioambiental, Rio+20, Sustentabilidade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s