Palestra em Xanxerê (SC): cidade avança no projeto do fim do uso de sacolas plásticas

Na sexta-feira da semana passada (dia 23 de março), estive na cidade de Xanxerê (região oeste do estado de Santa Catarina), proferindo palestra para gestores da prefeitura, empresários e profissionais de educação sobre formas e oportunidades de crescimento para o excelente projeto implantado há três anos no município: o de utilização de sacolas retornáveis.

Resultado da união de esforços de empresários, comerciantes, poder executivo municipal e população, o projeto tem mais de 90% de aceitação popular e é fonte inspiradora para dezenas de municípios vizinhos.

A cidade prepara-se para realizar dois eventos de suma importância: a tradicional Festa Estadual do Milho (XVI FEMI, de 28 de abril e 6 de maio) e o II Congresso Sul-Americano de Energias Renováveis e Meio Ambiente (3 e 4 de maio), cujo tema será “Alternativas de Sustentabilidade”.

Durante a palestra, tive a oportunidade de trocar experiências e ideias sobre a evolução do projeto do fim do uso de sacolas plásticas com lideranças do movimento, entre eles, Gilso Cherobin, Diretor da Secretaria de Políticas Ambientais da Prefeitura; Edson Marció, empresário e Coordenador de Divulgação do Projeto das Sacolas Retornáveis; e Marcelo Tadeu Socha, representante da Secretaria de Educação e coordenador do Congresso.

Um dos pontos de discussão foi a ampliação das ações de divulgação do projeto. De imediato, sugeri que o tema fosse levado aos artistas que se apresentarão durante a FEMI, proposta prontamente aprovada e acolhida pelos representantes da organização da Festa. A ideia é utilizar os artistas, cantores, bandas, duplas, etc., como porta-vozes do projeto para que dêem seu testemunho sobre a posição de vanguarda socioambiental que está sendo demonstrada pela cidade e o exemplo de conscientização e de responsabilidade social por parte de todos os agentes do município (executivo municipal, empresários e população).

Na ocasião, o Professor Marcelo Socha convidou-me para realizar a mediação do painel do  Congresso que debaterá a lei de resíduos sólidos, a importância da reciclagem de plástico para a sustentabilidade e o projeto de sacolas retornáveis de Xanxerê.

Em Xanxerê, o fim da utilização de sacolas plásticas está sendo exercido com competência e consciência socioambiental. E a cidade está demonstrando que é possível fazer.

Basta querer.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Comunidades, Consciência ambiental, Conservação, Consumo, Desenvolvimento sustentável, Educação, Educação ambiental, Projetos ambientais, Responsabilidade social, Responsabilidade Social Empresarial RSE, Responsabilidade socioambiental, Sustentabilidade e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s