Palestra em Xanxerê (SC): cidade avança no projeto do fim do uso de sacolas plásticas

Na sexta-feira da semana passada (dia 23 de março), estive na cidade de Xanxerê (região oeste do estado de Santa Catarina), proferindo palestra para gestores da prefeitura, empresários e profissionais de educação sobre formas e oportunidades de crescimento para o excelente projeto implantado há três anos no município: o de utilização de sacolas retornáveis.

Resultado da união de esforços de empresários, comerciantes, poder executivo municipal e população, o projeto tem mais de 90% de aceitação popular e é fonte inspiradora para dezenas de municípios vizinhos.

A cidade prepara-se para realizar dois eventos de suma importância: a tradicional Festa Estadual do Milho (XVI FEMI, de 28 de abril e 6 de maio) e o II Congresso Sul-Americano de Energias Renováveis e Meio Ambiente (3 e 4 de maio), cujo tema será “Alternativas de Sustentabilidade”.

Durante a palestra, tive a oportunidade de trocar experiências e ideias sobre a evolução do projeto do fim do uso de sacolas plásticas com lideranças do movimento, entre eles, Gilso Cherobin, Diretor da Secretaria de Políticas Ambientais da Prefeitura; Edson Marció, empresário e Coordenador de Divulgação do Projeto das Sacolas Retornáveis; e Marcelo Tadeu Socha, representante da Secretaria de Educação e coordenador do Congresso.

Um dos pontos de discussão foi a ampliação das ações de divulgação do projeto. De imediato, sugeri que o tema fosse levado aos artistas que se apresentarão durante a FEMI, proposta prontamente aprovada e acolhida pelos representantes da organização da Festa. A ideia é utilizar os artistas, cantores, bandas, duplas, etc., como porta-vozes do projeto para que dêem seu testemunho sobre a posição de vanguarda socioambiental que está sendo demonstrada pela cidade e o exemplo de conscientização e de responsabilidade social por parte de todos os agentes do município (executivo municipal, empresários e população).

Na ocasião, o Professor Marcelo Socha convidou-me para realizar a mediação do painel do  Congresso que debaterá a lei de resíduos sólidos, a importância da reciclagem de plástico para a sustentabilidade e o projeto de sacolas retornáveis de Xanxerê.

Em Xanxerê, o fim da utilização de sacolas plásticas está sendo exercido com competência e consciência socioambiental. E a cidade está demonstrando que é possível fazer.

Basta querer.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Comunidades, Consciência ambiental, Conservação, Consumo, Desenvolvimento sustentável, Educação, Educação ambiental, Projetos ambientais, Responsabilidade social, Responsabilidade Social Empresarial RSE, Responsabilidade socioambiental, Sustentabilidade e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s