Estudo da Compreensão sobre Educação Ambiental de Professores do Ensino Fundamental

Trabalho apresentado por Vívian Ribeiro Santos (vivian.rsantos@gmail.com) e Maria Elisa de Castro Almeida (elisa.almeida@oi.com.br) durante o IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica (CONNEPI, Belém – PA, 2009).

Resumo

O presente trabalho foi realizado pensando na temática de Educação Ambiental objetivando-se com este estudo, conhecer e interpretar como os docentes das diversas áreas do ensino e com atuação no Ensino fundamental compreendem a Educação Ambiental.

A análise dos dados e a pesquisa de campo foi realizada dentro de uma abordagem quantitativa-qualitativa através de aplicação de questionários uma única questão objetiva com 14 profissionais. Solicitamos a estes professores, lotados em uma escola pública municipal localizada no bairro de Murinin – município de Benevides -, que respondessem à seguinte pergunta: “o que é Educação Ambiental para você?”, sugerindo a estes 3 opções de respostas.

Consideramos que a práxis de Educação Ambiental escolar, focada na preservação de um ambiente predominantemente natural, aliada a intensa divulgação pela mídia de abordagens semelhantes respondem por tais resultados.

Concluímos que caracterizar as concepções de Educação Ambiental dos professores é muito importante, pois estas refletem entendimentos presentes numa realidade específica.

Portanto, ações de Educação Ambiental, quando consideradas, poderão ser mais eficazes, haja vista estarem respaldadas em conhecimentos reais, possibilitando tanto o aprimoramento das concepções docentes, quanto intervenções eficientes em problemáticas ambientais atuais.

Acesse.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Consciência ambiental, Educação, Educação ambiental, Estudos ambientais, Responsabilidade socioambiental e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s