Estudo da Compreensão sobre Educação Ambiental de Professores do Ensino Fundamental

Trabalho apresentado por Vívian Ribeiro Santos (vivian.rsantos@gmail.com) e Maria Elisa de Castro Almeida (elisa.almeida@oi.com.br) durante o IV Congresso de Pesquisa e Inovação da Rede Norte e Nordeste de Educação Tecnológica (CONNEPI, Belém – PA, 2009).

Resumo

O presente trabalho foi realizado pensando na temática de Educação Ambiental objetivando-se com este estudo, conhecer e interpretar como os docentes das diversas áreas do ensino e com atuação no Ensino fundamental compreendem a Educação Ambiental.

A análise dos dados e a pesquisa de campo foi realizada dentro de uma abordagem quantitativa-qualitativa através de aplicação de questionários uma única questão objetiva com 14 profissionais. Solicitamos a estes professores, lotados em uma escola pública municipal localizada no bairro de Murinin – município de Benevides -, que respondessem à seguinte pergunta: “o que é Educação Ambiental para você?”, sugerindo a estes 3 opções de respostas.

Consideramos que a práxis de Educação Ambiental escolar, focada na preservação de um ambiente predominantemente natural, aliada a intensa divulgação pela mídia de abordagens semelhantes respondem por tais resultados.

Concluímos que caracterizar as concepções de Educação Ambiental dos professores é muito importante, pois estas refletem entendimentos presentes numa realidade específica.

Portanto, ações de Educação Ambiental, quando consideradas, poderão ser mais eficazes, haja vista estarem respaldadas em conhecimentos reais, possibilitando tanto o aprimoramento das concepções docentes, quanto intervenções eficientes em problemáticas ambientais atuais.

Acesse.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Consciência ambiental, Educação, Educação ambiental, Estudos ambientais, Responsabilidade socioambiental e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s