Encontro de educomunicação em março, em Salvador (BA)

Salvador (BA) irá sediar, entre os dias 28 e 29 de março, o Encontro Paralelo de Educomunicação, dentro da programação do VII Fórum Brasileiro de Educação Ambiental. A realização é da Rede Baiana de Educação Ambiental (REABA) e da Rede Brasileira de Educação Ambiental (REBEA), espaços coletivos de atuação dos educadores ambientais, respectivamente, baianos e brasileiros.

No evento, que ocorre entre 28 e 31 de março, a interface entre comunicação e educação ganha destaque: além do encontro, com a participação de presquisadores e profissionais da área como o professor Ismar de Oliveira Soares (coordenador da licenciatura de educomunicação da Universidade de São Paulo-USP), haverá uma cobertura educomunicativa do fórum, com alunos e professores da rede pública.

A interface entre comunicação e educação recebe o nome de educomunicação, como campo de estudos e de práticas onde a comunicação é trabalhada de forma a dar voz e permitir a reflexão crítica sobre o mundo. No caso da educação ambiental, a educomunicação já foi tema de política pública no Ministério do Meio Ambiente e atividades de consultoria como a realizada na Resex Corumbau e Parque Nacional do Descobrimento, no Extremo Sul da Bahia (confira texto publicado sobre o tema clicando aqui).

O encontro de educomunicação será iniciado com quatro palestrantes. Além do professor Ismar de Oliveira Soares, haverá a participação de Grácia Lopes (do projeto Cala Boca-Já Morreu), Lara Moutinho (responsável pelo projeto Nas Ondas do Ambiente, que desenvolve ações de educomunicação no Rio de Janeiro) e Silvio Marchini, biólogo e coordenador da Escola da Amazônia, que estuda a interface entre comunicação e educação na mobilização de pessoas em causas ambientais.

Professores e alunos que estiverem interessados em participar da cobertura educomunicativa do evento, especialmente os que estiverem na Bahia, entrar em contato com Débora pelo e-mail debieco@uol.com.br. No dia 3 de março o Núcleo de Estudos e Pesquisa em Educação Ambiental da Universidade Federal da Bahia (NEPEA-UFBA) estará realizando um encontro da Rede Baiana de Educação Ambiental (REABA, promotora do fórum em Salvador).

Acesse o roteiro de planejamento inicial do encontro no site do VII Fórum – http://viiforumeducacaoambiental.org.br/wp-content/uploads/2011/11/Encontro-Educom-BA.pdf.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Comunicação, Consciência ambiental, Educação, Educação ambiental, Eventos e marcado , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Encontro de educomunicação em março, em Salvador (BA)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s