Ônibus incentiva uso de energia renovável

Ônibus já foi visitado por mais de 55 mil pessoas/Foto:Divulgação

Da Redação do site EcoDesenvolvimento.org

Você sabe quais são as fontes de energia renováveis que existem? Ou qual é a melhor forma de aumentar a eficiência energética no seu bairro ou na cidade? Se você for leitor assíduo do Instituto Ecodesenvolvimento.org, provavelmente sim. Entretanto, a popularização deste tipo de conhecimento ainda é incipiente, mesmo em países desenvolvidos.

Com a intenção de promover o uso mais sustentável da energia em Portugal, a companhia de energia EDP, em parceria com a TerraSystemics, criou o EnergyBus, um ônibus temático sobre energia e eficiência energética.

O veículo promove uma “viagem interativa” aos visitantes, por meio de equipamentos de demonstração de diferentes tecnologias, painéis informativos, experiências interativas, folhetos e dicas.

Lição

No EnergyBus é possível conferir o funcionamento de equipamentos como uma mochila com um painel solar e carregadores de pilha que utilizam esta energia. Assim, segundo o projeto, desperta a curiosidade dos visitantes, que questionam sobre o funcionamento das tecnologias e se sensibilizam com estas.

Até mesmo as lâmpadas existentes no interior do ônibus utilizam energia renovável. Uma pequena turbina acima do teto garante que o vento produza o necessário para ligar a fonte de luz. Além disso, todas as emissões do veículo são neutralizadas por meio de investimentos em projetos de energia sustentável.

Na estrada desde Outubro de 2007, o ônibus já foi visitado por mais de 55 mil portugueses.

Confira o website do projeto.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Consciência ambiental, Consumo, Desenvolvimento sustentável, Economia, Economia Verde-Green Economy, Educação ambiental, Energias renováveis, Potencial econômico, Projetos ambientais, Sustentabilidade, Tecnologia ambiental e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s