O veneno está na mesa, parte 1/4

O documentário de Silvio Tendler, sobre a utilização, consumo e consequências dos agrotóxicos na agricultura brasileira, revela o que nós estamos fazendo em termos de segurança alimentar no país. Aditivos proibidos em vários países ainda são fartamente utilizados nas lavouras e culturas agrícolas do Brasil. Os resultados são cada vez mais preocupantes, pois nos indicam um processo de minimização da saúde da população e da valorização de produção e lucro a todo custo. E esse custo tem sido o de doenças, má formações fetais, problemas neurológicos, de movimentos corporais em crianças, redução de imunidade, distúrbios hormonais e muitos outros, que podem demorar anos para se manifestar.

Como diz o jornalista e escritor Eduardo Galeano no documetário, estamos trocando a saúde das pessoas e do planeta por critérios economicistas e um monte de números.

O custo dessa ganância sem limites poderá ser pago por toda uma geração de brasileiros e comprometer seriamente a nossa sustentabilidade humana e natural.

 

Veja também:

Fiocruz, Inca e Abrasco alertam para o risco do uso de agrotóxicos

Movimentos se mobilizam contra os agrotóxicos e a favor da agroecologia

Pesquisadores e movimentos sociais se unem contra os agrotóxicos

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Consultor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Consultant for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Agricultura, Consciência ambiental, Consumo, Documentários ambientais, Empresas, Impactos ambientais, Responsabilidade corporativa, Responsabilidade socioambiental e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O veneno está na mesa, parte 1/4

  1. Pingback: Viúvas do Veneno: famílias de agricultores que sofrem as consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos | Comunicação Ambiente Sustentabilidade

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s