O veneno está na mesa, parte 1/4

O documentário de Silvio Tendler, sobre a utilização, consumo e consequências dos agrotóxicos na agricultura brasileira, revela o que nós estamos fazendo em termos de segurança alimentar no país. Aditivos proibidos em vários países ainda são fartamente utilizados nas lavouras e culturas agrícolas do Brasil. Os resultados são cada vez mais preocupantes, pois nos indicam um processo de minimização da saúde da população e da valorização de produção e lucro a todo custo. E esse custo tem sido o de doenças, má formações fetais, problemas neurológicos, de movimentos corporais em crianças, redução de imunidade, distúrbios hormonais e muitos outros, que podem demorar anos para se manifestar.

Como diz o jornalista e escritor Eduardo Galeano no documetário, estamos trocando a saúde das pessoas e do planeta por critérios economicistas e um monte de números.

O custo dessa ganância sem limites poderá ser pago por toda uma geração de brasileiros e comprometer seriamente a nossa sustentabilidade humana e natural.

 

Veja também:

Fiocruz, Inca e Abrasco alertam para o risco do uso de agrotóxicos

Movimentos se mobilizam contra os agrotóxicos e a favor da agroecologia

Pesquisadores e movimentos sociais se unem contra os agrotóxicos

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Agricultura, Consciência ambiental, Consumo, Documentários ambientais, Empresas, Impactos ambientais, Responsabilidade corporativa, Responsabilidade socioambiental e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O veneno está na mesa, parte 1/4

  1. Pingback: Viúvas do Veneno: famílias de agricultores que sofrem as consequências do uso indiscriminado de agrotóxicos | Comunicação Ambiente Sustentabilidade

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s