Crise no Chifre da África: sobre a fome na Somália…

A Organização das Nações Unidas (ONU) anunciou esta semana uma reunião de emergência para discutir a crise que assola do Chifre da África, principalmente a situação da Somália.

O país é acossado por uma seca, que tem provocado fome entre os somalis. Mas a situação da Somália também é um reflexo do que tem sido feito por nações e corporações estrangeiras, que estão pilhando e poluindo as costas e águas somalis.

Este vídeo abaixo denuncia que desde 1990 navios identificados como a serviço de corporações europeias e asiáticas têm vazado barris e tambores contendo resíduos químicos, tóxicos, hospitalares e até nucleares nas águas somalis. A descoberta foi possível por causa da tsunami que devastou países asiáticos em 2004 e que chegou à costa do país, levando para as suas praias centenas de tambores que estavam “estocados” no leito do oceano. Resultado: uma onda de doenças, hemorragias, mortes e muito sofrimento ao já combalido povo somali. Além disso, outros barcos vindos da União Europeia têm pilhado e roubado recursos naturais pesqueiros do país, principalmente peixes como o atum.

Acusada incansavelmente pelos países ocidentais de acobertar piratas em suas águas, a Somália e seus cidadãos estão sendo vítimas do total descaso e roubo de nações do mundo.

Quem são mesmo os piratas? Ou melhor: corsários?

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Ajuda humanitária, Comunidades, Conservação, Descarte de resíduos, Impactos ambientais, Saúde, Solidariedade e marcado , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Crise no Chifre da África: sobre a fome na Somália…

  1. Maria Lúcia Marinho Sanches disse:

    Fiquei chocada c/ o que vi no vídeo.Já desconfiava algo parecido.Estava procurando o que há no sub-solo da Somália,pois achava que havia algo muito valioso para que o resto do mundo estivesse fechando os olhos p/ lá e muitos outros países da África.Petróleo e o maior pesqueiro de Atum já são suficientes para a cobiça.O Brasil que trate de se ESPERTAR c/nosso petróleo,açúcar,costa pesqueira e muito mais e,o principal: já tentaram despejar navios de lixo por aqui, se é que já não o fizeram há algum tempo clandestinamente!!!Este video deveria ser dublado em português e passado na tv em horário nobre,pedindo solução.Somos a atual vítima! Maria Lúcia Marinho Sanches-pedadoga e professora-53 anos-negra. Guaratuba-PR.Um abraço e parabéns por essa bela reportagem/denúncia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s