Separe o lixo e acerte na lata!

 

Do site Separe o Lixo.com

Campanha “Separe o lixo e acerte na lata”, do Ministério do Meio Ambiente

Para que a nova política de resíduos sólidos fosse absorvida o mais rápido possível pela população brasileira, o Governo Federal, por meio dos ministérios do Meio Ambiente e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, lançou a campanha “Separe o lixo e acerte na Lata”.

O objetivo da campanha é preparar a sociedade brasileira para uma mudança de comportamento em relação à coleta seletiva do lixo, ressaltando os benefícios ambientais, sociais e econômicos do reaproveitamento dos resíduos sólidos para o País.

Além da mobilização da sociedade, a campanha do MMA sobre os resíduos sólidos pretende:

1 – Ressaltar a riqueza ambiental e social do lixo. Na questão ambiental, serão mostrados os recursos ambientais consumidos na fabricação de produtos e a poluição provocada pela manufatura.  No que se refere à questão social, será mostrada que a separação correta do lixo garante dignidade e renda aos catadores de recicláveis.

2 – Ensinar a correta separação do lixo úmido e seco

3 – Demonstrar os impactos do lixo no meio ambiente – Nessa fase, se mostrará o impacto positivo da coleta seletiva na economia dos recursos naturais em contraposição do impacto negativo do descarte incorreto, como a poluição do solo; a poluição do lençol freático; poluição da água, dos rios e mares;

4 – Informar sobre o valor ambiental e social do lixo – A importância para o catador, com geração de renda e inclusão social; para o município e para o meio ambiente.

5 – Estimular a prática do consumo consciente e a redução do volume de lixo – Neste ponto será levada em consideração a avaliação da necessidade do consumo; a escolha de produtos com menor volume de embalagens; forma de descarte de embalagens para reduzir o volume do lixo.

6 – Divulgar as soluções propostas pela Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS), a cerca da logística reversa dos itens previstos na lei.

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Comunicação, Consciência ambiental, Consumo, Descarte de resíduos, Desenvolvimento sustentável, Educação, Educação ambiental, Preservação, Responsabilidade social, Responsabilidade socioambiental, Sustentabilidade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s