Guia apresenta proposta para reduzir impactos socioambientais em processos de REDD+

Por Daniela Torezzan / Estação Vida

A publicação “Desenvolvendo Salvaguardas Socioambientais de REDD+: um guia para processos de construção coletiva” apresenta uma proposta passo-a-passo para processos de elaboração de salvaguardas socioambientais de REDD+ (Redução de Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal).

O guia foi elaborado por um grupo multissetorial de organizações e empresas brasileiras que incluiu ONGs ambientalistas, setor privado, instituições de pesquisa e movimento social, com especial protagonismo de organizações representantes de povos indígenas, comunidades tradicionais e agricultores familiares, através de um processo coletivo e com o envolvimento dos diversos setores da sociedade.

Esta publicação, elaborada a partir da iniciativa brasileira de Princípios e Critérios Socioambientais de REDD+, é de alta relevância para as discussões internacionais d e mudanças climáticas e florestas, pois existe uma grande preocupação de que o mercado de créditos de carbono florestais venha a causar impactos socioambientais, afetando especialmente os povos indígenas e comunidades que vivem na floresta. Apesar de haver muita discussão internacional sobre a questão, até o momento não havia sido apresentada nenhuma proposta metodológica para a elaboração destas salvaguardas.

Com o guia, as organizações envolvidas querem contribuir para o debate internacional, proporcionando um possível caminho para outros países de floresta tropical, onde a temática de REDD+ precisa ser levada para discussão com toda a sociedade civil.

A publicação está disponível em Português, Inglês, Espanhol e Francês no site do ICV: http://www.icv.org.br/

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Executivo de Comunicação I Assessor Estratégico I Sustentabilidade/Baixo Carbono I Editor I Editor do blog TerraGaia //// Executive of Communication I Strategic Advisor I Sustainability/Low Carbon I Editor I TerraGaia blog Editor.
Esse post foi publicado em Aquecimento global, Conservação, Desenvolvimento sustentável, Desmatamento e degradação, Estudos ambientais, Gases do Efeito Estufa, Gestão sustentável, Impactos ambientais, Mudança climática, Publicações, Sustentabilidade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s