COP 10: sobre biodiversidade, explorar e cuidar

Começa hoje em Nagoya, Japão, a 10ª Conferência das Partes da Convenção sobre a Diversidade Biológica. Até o dia 29, representantes de 193 países discutirão formas de reduzir a perda da biodiversidade, que vem sendo afetada por diversos fatores, como mudanças no clima, poluição e exploração ilimitada dos recursos naturais. Boa parte da culpa é do ser humano: o modo com tem conduzido suas ações rumo ao “desenvolvimento” tem provocado graves alterações nos habitats do planeta, causando sérios riscos de extinção em espécies animais e vegetais.

A situação global é crítica: as espécies mais ameaçadas de desaparecer estão entre anfíbios (uma em cada três espécies),  pássaros (uma em oito), mamíferos (mais de uma em cinco) e coníferas (mais de uma espécie em quatro).

Vamos torcer para que a COP 10 tenha sucesso. E que a palavra “exploração” seja substituída por “cuidar”. Esse é o planeta no qual vivemos e, até o momento, o único conhecido capaz de abrigar uma fantástica diversidade de espécies representantes da vida.

Cuidar em vez de explorar.

Veja o site da Convention on Biological Diversity.

Anúncios

Sobre Antonio Carlos Teixeira

Gestor de Comunicação para Sustentabilidade, Assessor Corporativo de Transição para uma Sociedade de Baixo Carbono, editor do blog TerraGaia. //// Communication Manager for Sustainability, Corporate Advisor for Transition to a Low Carbon Society, TerraGaia blog editor.
Esse post foi publicado em Aquecimento global, Biodiversidade, Clima, Conservação, Desenvolvimento sustentável, Eventos, Fauna, Flora, Sustentabilidade e marcado , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s